Olá,

Visitante

Auditoria do SUS na Ação Mamógrafo: uma Avaliação

Introdução: O câncer de mama constitui-se na terceira causa de morte em mulheres de 20 a 59 anos no Estado da Bahia (SIM/IBGE-2009). A realização da mamografia como instrumento de detecção precoce da doença permite alcançar os estágios iniciais do processo com grandes possibilidades de cura. Justificativa: Restringindo nossa análise à questão da qualidade da assistência e da gestão, buscamos responder como a quantidade, tipo e distribuição dos mamógrafos nas microrregiões do Estado interferem na cobertura da população-alvo e na melhoria das ações para o controle do câncer de mama na BA. Para a consolidação dos eventuais questionamentos do trabalho, tem-se como obetivo principal: avaliar o resultado das Visitas Técnicas realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS na Ação Mamógrafo desencadeada pelo Ministério da Saúde no estado da BA, no período de 12 de maio a 17 de junho de 2001 em 51 municípios e 119 estabelecimentos de saúde. E como objetivos específicos: indicar a situação do funcionamento dos mamógrafos no âmbito do SUS no estado da Bahia, quanto à quantidade, tipo e distribuição dos aparelhos por microrregião no estado e avaliar os resultados e possíveis interferências na cobertura da população-alvo e nas ações para o controle do câncer de mama na Bahia. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico, descritivo, dos dados obtidos através dos relatórios inseridos no Sistema de Auditoria ? SISAUDSUS/DENASUS/MS. O estudo foi feito a partir de dados secundários registrados em relatórios de visitas técnicas realizadas pelos auditores do DENASUS na Bahia. Foram selecionadas as seguintes variáveis para o estudo: número de mamógrafos constatado, tipos de mamógrafos

Como a quantidade, tipo e distribuição dos mamógrafos nas microrregiões do Estado interferem na cobertura da população-alvo e na melhoria das ações para o controle do câncer de mama na BA?

Principal

Maria da Glória Gonçalves da Silva Dourado

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria da Glória Gonçalves da Silva Dourado

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Participação da Comunidade na Saúde: Experiências Inovadoras de Gestão Participativa, Mobilização de Conselho Gestor de Unidade ou Conselho Local
Alagoas
Práticas
Saúde em Foco – Clipping de Noticias
Mato Grosso
Práticas
O Papel da ouvidoria: Um Espaço Dinâmico e Democratico: Relato de Experiência de Um ouvidorSUS
Paraíba
Práticas
Estratificação de Pacientes Ambulatoriais Através de Rotas Permite Que Pacientes em Situação de Risco Não Fiquem Esquecidos na Linha de Cuidados Ambulatoriais.
Paraná
Práticas
Cuidar e Acolher Um Sonho Possível
Sergipe
Práticas
Digite Saúdeeste Portal de Saúde Alinha de Forma Interativa, Gestores, Provedores, Médicos e Usuários Permitindo Alto Impacto e Grande Alcance, Melhorando a Coleta de Dados e os Resultados obtidos.
São Paulo
Práticas
Comunicare – Redes Temáticas
Minas Gerais