Olá,

Visitante

Auditoria do SUS na Ação Mamógrafo: uma Avaliação

Introdução: O câncer de mama constitui-se na terceira causa de morte em mulheres de 20 a 59 anos no Estado da Bahia (SIM/IBGE-2009). A realização da mamografia como instrumento de detecção precoce da doença permite alcançar os estágios iniciais do processo com grandes possibilidades de cura. Justificativa: Restringindo nossa análise à questão da qualidade da assistência e da gestão, buscamos responder como a quantidade, tipo e distribuição dos mamógrafos nas microrregiões do Estado interferem na cobertura da população-alvo e na melhoria das ações para o controle do câncer de mama na BA. Para a consolidação dos eventuais questionamentos do trabalho, tem-se como obetivo principal: avaliar o resultado das Visitas Técnicas realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS na Ação Mamógrafo desencadeada pelo Ministério da Saúde no estado da BA, no período de 12 de maio a 17 de junho de 2001 em 51 municípios e 119 estabelecimentos de saúde. E como objetivos específicos: indicar a situação do funcionamento dos mamógrafos no âmbito do SUS no estado da Bahia, quanto à quantidade, tipo e distribuição dos aparelhos por microrregião no estado e avaliar os resultados e possíveis interferências na cobertura da população-alvo e nas ações para o controle do câncer de mama na Bahia. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico, descritivo, dos dados obtidos através dos relatórios inseridos no Sistema de Auditoria ? SISAUDSUS/DENASUS/MS. O estudo foi feito a partir de dados secundários registrados em relatórios de visitas técnicas realizadas pelos auditores do DENASUS na Bahia. Foram selecionadas as seguintes variáveis para o estudo: número de mamógrafos constatado, tipos de mamógrafos

Como a quantidade, tipo e distribuição dos mamógrafos nas microrregiões do Estado interferem na cobertura da população-alvo e na melhoria das ações para o controle do câncer de mama na BA?

Principal

Maria da Glória Gonçalves da Silva Dourado

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria da Glória Gonçalves da Silva Dourado

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no município de Mendes
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro