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Assistência Farmacêutica: Aproximação Entre Farmacêutico e Paciente Tornando-Se Realidade

Metodologia Utilizada Foram realizados três “Encontros de Atenção à Saúde” que abordaram os seguintes assuntos: Hepatite, Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Glaucoma. O primeiro tema abordado, “Hepatite”, foi definido pelos integrantes da Comissão Geral de Atenção Farmacêutica, levando-se em consideração o expressivo número de pacientes atendidos nas FME’s com esta patologia. Os demais temas foram definidos pelo elevado número de pacientes com a patologia e atendidos na Unidade ou em atendimento às sugestões dos participantes de encontros anteriores. Para a divulgação dos encontros foram desenvolvidos cartazes e folders. Os cartazes são colocados no quadro de avisos das Unidades de Farmácia e os folders entregues aos pacientes no momento do atendimento presencial. São convidados palestrantes externos, especialistas ou com envolvimento significativo no tema abordado. No evento o palestrante aborda, didaticamente, o assunto proposto e no final, é disponibilizado tempo para esclarecimento de dúvidas e exposição dos participantes que se interessam em compartilhar alguma experiência do seu tratamento com o grupo. A pesquisa de opinião contem perguntas que avaliam o tema abordado, local de realização do evento e sua estrutura física, material utilizado na apresentação, conhecimento do instrutor, tempo e horário do encontro, além de um campo para o usuário escrever as suas dúvidas, sugestões de melhorias para os próximos encontros e temas que gostaria que fossem abordados. Todas as dúvidas são encaminhadas para o palestrante e respondidas ao paciente, uma a uma, por e-mail. A pesquisa de opinião é entregue juntamente com o material de apoio, que consiste em folder informativo e bloco de anotações, durante a recepção dos pacientes e na abertura do Encontro, que é realizada por um membro da Comissão de Atenção Farmacêutica, apresentada aos presentes, solicitando que todos a preencham, entregando-a ao final do evento. Descrição da Experiência Os “Encontros de Atenção à Saúde” surgiram pela necessidade de informar e contribuir com mais conhecimento para os pacientes das patologias abordadas. Para o primeiro encontro, “conhecendo a hepatite”, somente foram disponibilizadas vagas para pacientes em tratamento de hepatite e/ou cuidadores. Percebendo o interesse de outros usuários em participar das palestras através da sugestão de temas, realizaram-se novos encontros sem restrição de público alvo. Todas as palestras foram oferecidas sem custo aos interessados. O principal desafio encontrado foi a sensibilização dos pacientes com relação à importância da sua participação no evento. Houveram muitas inscrições cujos inscritos não compareceram no dia agendado. Descrição dos Resultados Gerados Os eventos contaram com a participação de mais de 200 participantes, dentre cuidadores e pacientes. Em todos os encontros, os pacientes foram muito participativos, interagindo e compartilhando experiências. Os pacientes relataram a importânc

Assistência Farmacêutica A garantia do acesso da população a medicamentos tem sido um dos grandes desafios do poder público brasileiro, sendo parte integrante e essencial de uma adequada política assistencial. O Estado de São Paulo possui Unidades de Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF, que tem por objetivo a distribuição de medicamentos que são destinados ao tratamento de doenças consideradas de alta complexidade, com elevado valor unitário ou, que pela cronicidade do tratamento, se tornam excessivamente caros e muitas vezes inacessíveis. Essa política tem enorme alcance em diferentes classes sociais. A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) atualmente gerencia cinco Unidades de Farmácia do CEAF, sendo três no município de São Paulo, uma no município de Guarulhos e uma na cidade de Campinas, iniciando a gestão nas Unidades de Farmácia do CEAF em novembro de 2005, com o Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia. Visando a orientação dos usuários sobre a utilização correta, o uso racional e o descarte dos medicamentos disponibilizados pelas Unidades de Farmácia do CEAF, criou-se em 2013 a Comissão Geral de Atenção Farmacêutica formada por representantes de cada uma das cinco Unidades de Farmácia, entre eles Coordenadores e Farmacêuticos. Posteriormente, esta Comissão foi subdividida em Comissões Locais de cada Unidade de Farmácia, com a participação ativa da equipe de Farmacêuticos e Auxiliares de Farmácia. Os objetivos propostos para a Comissão de Atenção Farmacêutica incluem a orientação dos pacientes sobre o uso racional dos medicamentos, conscientização de pacientes e cuidadores sobre a conservação e armazenamento correto dos medicamentos e divulgação de informações sobre as patologias. A partir da definição dos objetivos da Comissão foram criadas as estratégias de abordagem, com a finalidade de promover o acesso dos pacientes às orientações e informações, assim sendo, surgiram os “Encontros de Atenção à Saúde”, que contam com a participação de profissionais convidados da área da saúde, integrantes das comissões locais e pacientes cadastrados nas Unidades de Farmácia. Objetivos da Experiência O objetivo dos “Encontros de Atenção à Saúde” é proporcionar um espaço de orientação aos pacientes, sensibilizando-os e conscientizando-os com relação a determinadas patologias, incentivando o tratamento medicamentoso através da utilização dos medicamentos fornecidos pelas FME’s. Promover troca de experiência entre os participantes que apresentam a mesma patologia ou tratamento.

Principal

Daniele Pinho Biagio

daniele.biagio@ceaf.spdm.org.br

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Avenida Doutor Altino Arantes, 1344

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Daniele Pinho Biagio

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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