Olá,

Visitante

A Experiência do Pré-Natal odontológico no Município de Jaguariaíva – Pr: uma Nova Proposta de Atendimento

Trata-se de um estudo descritivo, tipo quantitativo, com a análise documental as bases de dados e relatórios mensais do programa. O tamanho da população é de 228 gestantes, atendidas entre abril e setembro de 2014. Relata a experiência do atendimento odontológico às gestantes após o protocolo de pré-natal odontológico. As ações foram desenvolvidas com base em quatro eixos pedagógicos: Organização e gestão do serviço, engajamento público, qualificação da prática clínica e monitoramento e avaliação.

O presente estudo tem por objetivo relatar e avaliar a experiência de seis meses do atendimento odontológico às gestantes após a implantação do protocolo de pré-natal odontológico no município. Estabelecer o fluxo de encaminhamento das gestantes e abordar as recomendações relacionadas ao atendimento odontológico às gestantes.

Em abril, maio e junho o atendimento odontológico não era conciliado com o atendimento médico de pré-natal. Muitas faltavam à consulta ou não continuavam o tratamento. Traçou-se outra estratégia de captação das gestantes. Desde julho o atendimento às gestantes passou a ser logo após a consulta médica de pré-natal. Com a análise dos resultados, verificou-se que a maior adesão ao pré-natal odontológico ocorreu a partir do agendamento conciliado com as consultas de pré-natal médico.O pré-natal odontológico é um instrumento valioso, no que se refere à formação e transformação de hábitos. O benefício desta forma de atuação está na fundamentação das orientações, reforçando as práticas educativas em saúde, na visão multidisciplinar proporcionada aos profissionais que se dedicam a este cuidado e, sobretudo na integralidade da atenção em saúde. Desde a implantação e reformulação do atendimento odontológico às gestantes, o programa vem sendo desenvolvido com êxito, considerando o aumento da adesão das gestantes atendidas pelo setor de odontologia da UBS. Esse sucesso propiciou o início do programa em outras duas Unidades Básicas de Saúde no Município, aumentando assim a cobertura do pré-natal odontológico no município.

Principal

Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt

ubs_central_jaguariaiva@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Jaguariaíva

Paraná

Sul

Instituição

Praca Getulio Vargas, S/N - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Transferência de Cuidados de Um Ambulatório de Referência para a Atenção Básica.
Rio de Janeiro
Práticas
Atenção Integral em Saúde Bucal na Creche Sorena
Pará
Práticas
Análise da Implantação da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Municípios do Semi-Árido Baiano
Bahia
Práticas
A Epidemiologia Como Critério objetivo do Controle Jurisdicional das Escolhas Administrativas na Saúde Pública
Bahia
Práticas
Palestras Realizadas por Meus Alunos de uma Faculdade Particular de Betim e Bh
Minas Gerais
Práticas
Fortalecimento das Ações de Saúde Bucal com a Implantação do Ceo
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde do Pescador
Rio de Janeiro
Práticas
Con-Vivência Digital a Pais de Adolescentes: Proximidade em Tempos de Afastamento pela Pandemia – uma Abordagem da Psicologiaprograma de Atenção a Saúde do Adolescente-Nasa
Rio de Janeiro
Práticas
Relato de Experiência Sobre a Implantação do Protocolo de Assistência ao Pré-Natal e Puerpério no Município de Indaial, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Estudo Epidemiológico Sobre a ocorrência e Distribuição de Casos de Covid-19 no Município de Presidente Figueiredo
Rio de Janeiro