- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A presente experiência traz uma proposta de intervenção inovadora e relevante para o enfrentamento do macroproblema: desarticulação da rede de atenção à saúde no município de Angra dos Reis. Em nossa experiência no SUS, nos deparamos com a fragmentação dos serviços, o que gera fragilidade na comunicação, falta de conhecimento pelos profissionais dos fluxos e protocolos existentes e a consequente dificuldade na regulação do acesso. Com o constante desenvolvimento tecnológico, a informação se apresenta como diferencial para uma melhor integração e a facilitação do acesso aos serviços ofertados. Assim, o projeto propõe o envolvimento de diversos atores dos diferentes níveis de atenção na cocriação das informações de interesse da saúde que serão disseminadas aos profissionais da rede municipal por meio do aplicativo selig@rede, desenvolvido pelos autores do projeto.
Favorecer a articulação e integração da Rede de Atenção à Saúde. Elaborar as informações assistenciais e de acesso aos serviços, a partir da criação de um GT em regulação em saúde, divulgar as informações padronizadas pelo GT aos profissionais da rede. O projeto foi desenvolvido utilizando o método de planejamento estratégico situacional (PES). Na etapa de construção da árvore explicativa para o macroproblema desarticulação da rede de atenção à saúde, foi evidenciado o nó crítico falta de espaços formais de discussão em regulação e incipiência de padrão de informações e elaborado um plano de ação para o enfrentamento. Como principais ações de intervenção, planejamos a criação de um GT em regulação em saúde voltado à aproximação dos diferentes atores que compõem a rede de saúde, no sentido de produzir informações relevantes e necessárias para a regulação do acesso, tomando como ponto de partida a realidade local e as diferentes experiências e demandas trazidas pelos participantes.
Criação do GT de regulação em saúde, propiciando a promoção de espaços de diálogo com os diferentes departamentos da SMS levantamento e discussão de fluxos e protocolos existentes na rede. Pesquisa, junto aos profissionais da rede, para a definição das linhas de cuidados prioritárias para organização dos processos de trabalho e ampliação do acesso pela ótica do profissional. Criação do aplicativo selig@rede, ferramenta que será utilizada na divulgação das informações aos profissionais da rede de saúde. A construção do projeto contribuiu para a ampliação da capacidade de planejamento do grupo, com visão estratégica e análise de contexto. As ações propostas visam transformar a realidade vivenciada pelos profissionais, contribuindo para a aproximação dos diferentes setores e atores na consolidação de um sistema de saúde sem muros. A incorporação tecnologias na saúde busca articular a gestão do sistema em direção à facilitação do acesso e à produção do cuidado centrado na necessidade do usuário.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO