Olá,

Visitante

“Viva Bem com a Coluna Que Você Tem”: Análise da Influência do Programa nas Capacidades Funcionais de Seus Usuários.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIAPromover a melhoria da qualidade de vida de pacientes com alterações na coluna vertebral, através da implantação do método adaptado da “Escola de Coluna”, com o intuito de diminuir as recidivas dos quadros álgicos, reduzir a demanda de pacientes no setor de fisioterapia e aumentar o fluxo de atendimentos.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:O NAPD oferece via SUS (Sistema Único de Saúde) serviços de fisioterapia aos munícipes. Os pacientes são encaminhados por médicos, geralmente ortopedistas e neurologistas, ao serviço de fisioterapia. O setor conta com 03 fisioterapeutas, 01 educador físico (Especialista em Fisiologia do Exercício), 02 técnicos de enfermagem e 01 auxiliar de serviços gerais. O funcionamento do NAPD dá-se da seguinte forma: o paciente é encaminhado ao setor por médico capacitado.De acordo com o encaminhamento, este é prontamente colocado para avaliação, e inicia as sessões

As dores lombares incidem em cerca de 80% da população em algum momento de sua vida, sendo, portanto, um grande problema de saúde pública. O diagnóstico diferencial das doenças da coluna vertebral é bastante amplo, mas sabe-se que boa parte das afecções está relacionada a posturas e movimentos corporais inadequados. Com grande frequência, podemos encontrar associados à lombalgia, a depressão e a ansiedade.Estas, por sua vez, podem prolongar o quadro doloroso, o que gera angústia, incapacidade e insatisfação, seja no trabalho ou na vida social. Diante disso, foi criado, em 2011, no município de Santa Teresa, ES, o Programa “Viva bem com a coluna que você tem”, baseado no método “Escola de Coluna”, um programa educacional e de treinamento para ensinar as pessoas a prevenir e a conviver com os problemas da coluna vertebral. Realiza-se a fisioterapia convencional, exercícios terapêuticos (exercícios de força e alongamentos) e aulas voltadas para educação em saúde sobre temas relacionados.

Observamos a necessidade de ampliar o programa, abrangendo um número maior de participantes,aumentando a quantidade de atendimento e expandindo para o interior do município.Esperamos que o programa abra novos caminhos para implantação de Projetos de Promoção em Saúde no município, incentivando a prática de atividades físicas e de outros hábitos saudáveis.A premissa deste Programa é a educação para os cuidados básicos de prevenção e redução de episódios de dor nas costas, incentivando o paciente para a responsabilidade com seu tratamento e recuperação. O Programa instrui e incentiva a prática da atividade física, buscando a melhora da qualidade de vida de seus usuários.

Principal

Luis Marcelo de Almeida Anacleto

dagabisa@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Santa Teresa

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

RUA DARLY NERTY VERVLOET, 446

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luis Marcelo de Almeida Anacleto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba