Olá,

Visitante

“A Utilização da Cartografia Como Método para Diagnósticos de Territórios com Concentração de População em Situação de Rua: a Experiência do Consultório na Rua de Niterói”

Os territórios com nichos de concentração de população em situação de rua são prioritários para atuação de equipes de consultório na rua. Este trabalho procura demonstrar como foi realizado o diagnóstico de 21 territórios localizados em 9 bairros de Niterói, sistematizando suas características a partir de observações das condições geográficas, epidemiológicas, culturais, sociais e econômicas que influenciam no modo de vida dos que estão em situação de rua nesses espaços.

A cartografia como método de diagnóstico do território no processo de trabalho das equipes de consultório na rua de Niterói foi realizada através de leituras e impressões existentes nos diversos espaços cartografados traduzindo-se por informações, impressões, observações, sinalizações e sentimentos que contribuem para a construção de um certo campo produtor de subjetividades e que são levados em consideração para estratégias de promoção de cuidado na rua. Todos os membros das equipes participaram da cartografia utilizando o instrumento de roteiro de campo nas idas à rua, para a sistematização das observações com o objetivo de construir um olhar comum, numa perspectiva compartilhada, que comportasse a diversidade de olhares pactuada e validada na equipe.

Observar a diversidade de características destes territórios e os nichos de concentração de População em Situação de Rua nas áreas de abrangência onde a Equipe atua e entender a adscrição desse público de forma dinâmica e temporal, evita uma territorialização rígida e nos possibilitou compartilhar a distribuição e adscrição desse público com outros equipamentos do território. A cartografia como método de diagnóstico de território para equipes de consultório na rua deve contribuir para construção de processos de trabalho, destacando o dinamismo dos diversos contextos da rua para estratégias de ações junto a população em situação de rua.

Principal

Raimundo Nonato Nascimento – Cpf: 09463429387Jorge Pereira Araújo – Cpf: 67620817700Márcio de Andrade Serrano – Cpf : 01021584797Felipe Rocha Silva – Cpf: 12311512773Alexandre Teixeira Trino – Cpf: 00357373790

alextrino@hotmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Niterói

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Alexandre Teixeira Trino

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba