Rede Fala, Roça Informa: projeto promove o empoderamento de jovens moradores da maior favela do Brasil e fortalece a saúde e a comunidade

Ana Karolina

Rede Fala, Roça Informa, programa de comunicação criado pela Associação de Comunicação Fala Roça, da Rocinha, maior favela do Brasil em número de habitantes, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Governo Federal, surgiu em novembro de 2023, para combater a desinformação em saúde, especialmente após a pandemia de Covid-19. O trabalho é conduzido por jovens moradores da favela. Eles participaram de um curso em comunicação comunitária, com duração de seis meses, envolvendo diferentes temas da saúde pública.

Durante o curso, os participantes produziram conteúdos audiovisuais, reportagens e uma cartilha, abordando questões como desigualdade no acesso à saúde, saúde mental e direitos da população LGBTQIA+. Entre os destaques, estão a produção de seis curtas-metragens, incluindo o vídeo Todos veem, mas poucos falam: corpos trans na favela da Rocinha, e da Revista de Saúde da Rocinha, disponível em versão impressa e digital. A iniciativa ajudou, também, no fortalecimento dos elos entre a comunidade e os serviços de saúde.

Confira a prática na íntegra aqui.

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io