Qual o significado de se elaborar um cardápio alimentar indígena para os profissionais de saúde? E para a comunidade indígena? Qual o papel dos profissionais de saúde nesse processo? Estas e outras perguntas permearam o encontro da equipe da curadoria da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz com profissionais de saúde envolvidos com a prática “Equidade no SUS através da articulação regional: saúde mental indígena”, no Polo Base Araquari, em Balneário Barra do Sul, Santa Catarina.
Contemplada com o Prêmio IdeiaSUS Fiocruz é SUS, na 17ª Mostra Nacional Brasil aqui tem SUS, realizada ano passado, no contexto do 36º Congresso do Conasems, a prática passa a ser acompanhada pela equipe da curadoria em saúde da IdeiaSUS Fiocruz.
O objetivo deste trabalho é desenvolver a sistematização da prática de saúde, através da construção da memória coletiva da experiência, além de socializar informações sobre o processo em curso e estabelecer as prioridades de fortalecimento da prática junto à comunidade indígena da região.
Arquivo IdeiaSUS
A experiência de Balneário Barra do Sul é, também, tema de um dos documentários da websérie “Vozes da Saúde”, disponível no Canal da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz no YouTube.