O Programa Mais Saúde com Agente foi uma ação do Ministério da Saúde, o objetivo é preparar os agentes comunitários de saúde de acordo com as novas atribuições da categoria, previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo condições para analisar informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade e resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Os agentes comunitários de saúde (ACS) têm um papel relevante no fortalecimento do SUS, no âmbito da Estratégia Saúde da Família, para promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e agravos nos territórios. Ao visitar as residências, ele aplica ações educativas, esclarece dúvidas e auxilia o cidadão no agendamento do atendimento de saúde. Grande parte do sucesso desse sistema se deve à existência dos agentes comunitários de saúde (ACS). A pandemia afastou os usuários das UBSF, o serviço regrediu, é notório quando observamos os indicadores, então houve a necessidade de buscar a população, criar novos elos e mostrar qual real trabalho desenvolvido na atenção primária.
Objetivo: fortalecer as práticas de educação em saúde junto com os agentes comunitários de saúde.
A pandemia afastou os usuários das unidades básicas de saúde da família, o serviço regrediu, é notório quando observamos os indicadores, então houve a necessidade de buscar a população, criar novos elos e mostrar qual real trabalho desenvolvido na atenção primária.
Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no município de Umbuzeiro (PB), no período de março de 2023 a março de 2024, sobre a implantação de testes do pezinho no município de umbuzeiro.
O município iniciou solicitando a capacitanção junto ao estado de um profissional de enfermagem de cada UBSF, o município pagou a hospedagem, alimentação e transporte para que o profissional conseguisse se capacitar na capital João Pessoa, dois dias de capacitação. Elas realizaram a capacitação e iniciaram a ofertar dos serviços em suas respectivas unidades. Foi organizado uma ficha para coleta de dados e organizado o fluxo de transporte dos exames da zona rural para a zona urbana.
Como resultado foram realizados 7 encontros, com os seguintes temas, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, arboviroses, janeiro roxo, março lilás e campanhas de imunização, os temas foram explicados e debatidos aos ACS.
Foi organizado que os temas deveriam ser desenvolvidos nas UBSF e também durante as vistas domiciliares, fortalecendo as ações. Foi observado um aumento superior aos anos anteriores, as unidades ficaram com públicos maiores 80% comparados com os mesmos períodos do ano anterior, essa porcentagem foi calculada em cima das listas de presença .
Concluo que a educação em saúde é de suma importância para melhorar os serviços de saúde e sempre temos que criar estratégias para trazer determinado público para melhorar indicadores e a qualidade de vida da população. O curso Saúde com o Agente foi primordial para atualizar a categoria dos ACS e principalmente mostrar o quanto é importante o trabalho dos mesmos, junto a APS. E após a pandemia trazer todo esse publico de volta as UBS para atividades educativas foi algo que marcou o nosso município, dessa forma não poderemos acabar com os benefícios que o curso saúde com agente nos trouxe, então é importante dar continuidade a esses encontros de educação permanente , mensalmente e de acordo com as necessidades do território. E reaproximando, gestão, comunidade e profissionais.
Avenida Doutor Carlos Pessoa, n 92 - Umbuzeiro, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO