Diferente do prontuário médico tradicional, o Prontuário Afetivo chega nas unidades hospitalares como forma de humanizar e individualizar o paciente. Este deixa de ser um número, deixa de ser uma patologia e passa a ser um indivíduo com suas subjetividades, seus gostos, seus desejos.

O Serviço de Psicologia do Hospital Estadual 2 de Julho elaborou junto ao setor de comunicação o próprio modelo de Prontuário Afetivo para utilização. Iniciamos o uso desse instrumento com o objetivo principal de retomar a singularidade do sujeito adoecido. Quem é aquela pessoa que está deitada no leito? Do que ele gosta? O que gosta de comer? Essas e outras perguntas são respondidas pelo próprio paciente durante a confecção do prontuário, ou na sua impossibilidade, a família responde. Sempre que possível agregamos as perguntas fotos das pessoas mais queridas do paciente e deixamos no leito para que ele possa ver e minimizar a saudade deles.
Geralmente, o Prontuário Afetivo é realizado com pacientes em longo internamento e/ou cuidados paliativos. E, então, um objetivo secundário do Prontuário Afetivo é a maior vinculação da equipe com a família/paciente através da interação do profissional que realizará o atendimento ao ver as informações que o paciente escreveu.

Nossos pacientes que passaram por essa experiência, de maior atenção para a sua subjetividade, relatam sentimentos de alegria, de se sentirem acolhidos e falam de forma positiva como o SUS pode ser realizado. Os familiares quando chegam para a visita e se deparam com o prontuário afetivo expressam a satisfação em terem seus entes queridos bem cuidados.

Esperamos que essa ação seja amplamente divulgada e que demais hospitais estejam interessados no atendimento singular ao paciente de forma que este seja visto para além de sua patologia de motivo de internamento favorecendo o acolhimento adequado ao paciente e seus familiares.

Principal

Ana Carla Nunes

anacarlanunes@yahoo.com.br

Coordenadora de Psicologia

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Hospital 2 de Julho - Avenida Sete de Setembro - Barra, Salvador - BA, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Carla Nunes

Conta vinculada

30 ago 2024

CADASTRO

30 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas