APRESENTAÇÃO
O município de Barra do Piraí está situado no Sul do Estado do Rio de Janeiro a uma distância da capital do Estado de aproximadamente 100 Km. O município compõe a região em saúde do Médio Paraíba, região essa composta por 12 municípios. Barra do Piraí faz limite com os municípios de Valença, Vassouras, Mendes, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.
O município está dividido em seis distritos, Barra do Piraí (Sede), Califórnia da Barra, Dorândia, Ipiabas, São José do Turvo e Vargem Alegre com um território de 584,610 km² e uma população de 92.883 pessoas, apresenta uma densidade demográfica de 158,88hab/km² (IBGE, 2025).
Em Barra do Piraí estão presentes empresas de diversos segmentos, se destacando o comércio e algumas indústrias quem empregam grande número de trabalhadores.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador instituída pela Portaria GM/MS n° 1.823/ 2012 define princípios diretrizes e as estratégias de gestão do SUS que buscam a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade proveniente do ambiente e processos de trabalho.
Neste contexto está inserida atuação da Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, utilizando o “Projeto Trabalhador Saudável” como ferramenta de promoção da saúde dos trabalhadores, que muitas vezes não acessam os serviços disponíveis no SUS.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
• Levar informação e serviços de saúde para o ambiente de trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Informar aos trabalhadores sobre os agravos relacionados ao trabalho; além das notificações SINAN e CAT;
• Promover oferta de serviços de saúde, como vacinas e testes-rápidos aos trabalhadores;
• Levar aos trabalhadores informações sobre temas diversos sobre saúde.
METODOLOGIA
Reconhecendo a dificuldade de muitos trabalhadores acessarem os serviços de saúde disponíveis no SUS, muitas vezes por incompatibilidade horários, ou quaisquer outros motivos, pensou-se em uma forma de aproximar a Saúde e os trabalhadores. Assim surge o “Projeto Trabalhador Saudável”, uma parceria entre a Vigilância em Saúde do Trabalhador principalmente com a Coordenação de IST/Hepatites e a Coordenação de Imunização, mas também com outros profissionais da saúde do município, como servidores da Atenção Primária.
As atividades do projeto acontecem nos ambientes de trabalho, muitas vezes em SIPATs das empresas. Os principais serviços oferecidos são as aplicações de vacinas e regularização do calendário vacinal dos trabalhadores, além da realização dos testes-rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Incluindo orientações sobre os assuntos, incentivando a procura pelos serviços de saúde para completar os esquemas vacinais e iniciar acompanhamentos médicos em casos de testes positivos.
Ainda são ofertadas palestras, sobre os acidentes e demais agravos relacionados ao trabalho, Comunicação de Acidente de Trabalho, Notificação SINAN, bem como sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, com o auxílio dos profissionais parceiros são oferecidas outras palestras, sobre temas de interesse das empresas e trabalhadores, como alimentação, hipertensão, diabetes, saúde mental, entre outros temas relevantes.
RESULTADOS
A experiência do projeto traz bons frutos para a população trabalhadora, que mostra interesse faz boa participação nas atividades desenvolvidas. Na realização das ações são feitas orientações que desmistificam temas como vacinação e ISTs, promovendo maior conscientização e engajamento para manutenção dos cuidados individuais com a saúde.
A parceria entre a Vigilância e as empresas se mostra fundamental para a promoção da saúde, por meio do projeto. Havendo abertura dos ambientes de trabalho para os profissionais da Saúde, os trabalhadores são beneficiados, podendo acessar os direitos garantidos pelo SUS.
Além disso, a parceria e integração entre setores é o fortalecimento do SUS na prática de promoção da Saúde Pública. Havendo aproximação entre os profissionais, o que gera boas respostas, bem como podem surgir novas ideias, projetos e atuações em prol da sociedade.
CONCLUSÃO
O projeto consegue atingir seu objetivo principal, levando uma estrutura de saúde onde está presente o trabalhador. Assim o público-alvo tem a condição de se informar sobre os agravos e acidentes relacionados ao trabalho, bem como os procedimentos sobre o SINAN e CAT, além de outros temas relevantes para a saúde.
Outro ponto alcançado é a oferta das vacinas e dos testes rápidos, agindo como prevenção de doenças e identificando pessoas que podem necessitar de um cuidado médico, onde pode ter sido realizado um diagnóstico precoce, salvando vidas.
O projeto se mostra eficiente e tem potencial para permanecer impactando a saúde dos trabalhadores, além de possibilidade de ampliação de ofertas e de alcance de público assistido.
Para implantar prática semelhante é fundamental que se busque parceria com demais profissionais da rede de saúde, bem como os empregadores. Pois os parceiros engajados viabilizam e aprimoram nossas atividades.
PALAVRAS-CHAVE
Barra do Piraí, Saúde do trabalhador, Vigilância, SUS, Segurança do trabalho
Rua Moreira dos Santos, 768 - Centro, Barra do Piraí - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO