- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O Sistema Único de Saúde (SUS) é a maior política pública brasileira, sua implementação desde 1988 é um grande desafio. O financiamento inadequado exige uma maior capacidade de gestão dos dirigentes o que requer conhecimento sobre o funcionamento do Sistema de Saúde, além de capacidade de liderança e articulação com os mais diversos setores da sociedade. Em virtude do tamanho do desafio, uma situação bastante comum é a alta rotatividade de gestores. Apenas alguns conseguem chegar ao cargo de gestor com bagagem teórica e prática adequada. Em 2017, foi verificado na PB uma renovação dos gestores em 70% dos municípios. A maioria estava em sua primeira experiência. Diante dessa realidade, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB) criou no ano de 2019 o projeto “E Agora, Gestor?”.
O objetivo geral do projeto é fortalecer a compreensão dos novos gestores sobre seu papel no SUS e qualificar os gestores com experiência. Assim, se propõe a apresentar as atribuições dos entes federados do SUS, estrutura do sistema Conasems/Consems e o projeto se caracteriza por oficinas mensais de 8h que ocorrem na última terça-feira de cada mês, na sede do Cosems (PB), em João Pessoa. As inscrições são via formulário eletrônico disponibilizado no site e mídias sociais do conselho. A oficina é conduzida pelas assessorias técnica e jurídica do Cosems (PB), que realiza o acolhimento aos gestores e trabalham a seguinte programação em apresentações dialogadas: apresentação de Webdoc Brasil aqui tem SUS, em seguida são trabalhados os temas ser gestor, organização do SUS, papel dos entes federados e espaços de governança, planejamento em saúde, financiamento da saúde e judicialização na saúde. A oficina encerra com rodada de avaliação dos gestores.
Em 2019, foram realizadas 2 oficinas do projeto “E Agora, Gestor?”, que tiveram a participação de mais de 60% das vagas disponibilizadas. Uma constatação dos próprios participantes tem indicado que as discussões são pertinentes e de qualidade. O espaço foi apontado como uma oportunidade de educação permanente para todo e qualquer gestor, novato ou veterano. Com tamanha resposta positiva, a oficina será descentralizada para atender os gestores do interior do estado que têm dificuldade de virem até a capital. Essas falas foram constatadas na avaliação ao final de cada oficina e nos relatos dos gestores no grupo de Whatsapp do Cosems (PB). O “E Agora, Gestor” é a materialização de uma das atribuições contidas na missão do Cosems (PB) frente à qualificação dos gestores municipais de saúde. Para nossa equipe, o espaço de EPS qualifica também as ações do próprio conselho que continua fazendo adequações na metodologia do projeto. A consolidação deste trabalho se dá com o fortalecimento da gestão municipal do SUS, a partir da qualificação dos seus secretários.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO