Segundo a o Ministério da Saúde, Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com aumento no número de idosos. A desinformação sobre a saúde do idoso e as particularidades e desafios do envelhecimento populacional para a saúde pública em nosso contexto social. Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 4,5 milhões em 2000. (Brasil,2005).
Sendo assim O município de Assunção implementou um projeto bem viver 60 mais, em conjunto Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Ação Social do Município de Assunção, vimos a necessidade de trabalhar em parceria com os idosos da nossa cidade realizando reuniões quinzenais com rodizio de profissionais da área da saúde e com oficinas de arteterapia realizadas pelos profissionais da secretária da Ação Social com o intuito de ver nossos idosos saudáveis e ativos. O projeto investe no estímulo à prática de atividades físicas e na adoção de hábitos alimentares saudáveis e também de oficinas para melhorar sua mobilidades, bem como em ações de redução das taxas de mortalidade associadas a doenças como hipertensão e diabetes.
Trata-se de um relato de experiência descritivo sobre o PROJETO BEM VIVER 60 MAIS onde vem sendo desenvolvido desde o ano de 2014 em ação conjunta com as Secretarias de Saúde e Ação Social do Município de Assunção com a participação de 35 idosos com ajuda do Agentes Comunitários de Saúde que realizam a busca ativas desses idosos para participação do grupo.
O grupo de idosos funciona no auditório do CRAS do Município com encontro quinzenais sendo realizado atividades com os profissionais da E-mult com o Educador Físico realizando exercícios de agilidade, motricidade fina e grossa e flexibilidade, a nutricionista com alimentação saudável e formas práticas e saudáveis para o dia a dia em forma de oficinas para os mesmo, Fisioterapeuta com exercícios preventivos para a terceira idade e utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), também no cronograma entra os profissionais de saúde como médico, equipe de enfermagem , cirurgiões dentistas e agentes comunitários de saúde realizando rodas de conversas sobre temas de alusões como janeiro branco, fevereiro roxo, marços lilás, outubro rosa, novembro azul, também e falado do tema de sexualidade na terceira idade e outras ações para minimizar agravos e morbidades acarretadas por doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes são desenvolvidas e orientações como mudança de vida para uma longevidade alegre e saudável.
O projeto visa dar um apoio relevante no cuidado da saúde dos idosos da nosso Município, oferecendo- lhe um suporte para os desafios que a idade lhes impõe.
Como evidenciamos, as pessoas da terceira idade devem receber um olhar cuidadoso tanto do ponto de vista físico como também do mental, pois além das já previsíveis doenças etárias, existem outros tipos de transtornos, como a depressão que pode ser causada pelo isolamento social e que uma intervenção como a que propomos neste projeto pode evitar.
O objetivo do projeto é contribuir para qualidade de vida das pessoas da terceira idade, demostrando o quanto ele são importantes e como podem ser úteis para a sociedade, familiares, amigos.
Foi observado que essa simples mudança de atitude é capaz de prevenir as comorbidades ao gerar melhoria da qualidade de vida dos idosos com as reuniões quinzenais possibilitam a criação de um espaço de interação entre eles e a equipe, para a troca de experiências e o compartilhamento de dificuldades, fazem novas amizades, passam a vivenciar momentos de convivência harmoniosa, focados no convívio coletivo e no seu empoderamento.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO