Programa Mais Médicos em Morada Nova no Ceará: desvelando a satisfação da população e gestão local

Finalidade da experiência: analisar a percepção da população quanto ao programa Mais Médico no município de Morada Nova (CE). Entrevista semiestruturada com perguntas direcionadas antes e após o atendimento na Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados após atendimento nas unidades do Programa Saúde da Família no período de janeiro a março de 2014. A sistematização e a expressão do conteúdo das entrevistas foram organizadas em três etapas, em conformidade com três polos cronológicos propostos por Bardin, 1979: pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Para aferir a satisfação do usuário SUS, levou-se em consideração a natureza subjetiva desta dimensão. Com o objetivo de verificar qual a percepção do usuário especificamente em relação aos atendimentos prestados pelos médicos intercambistas duas questões foram propostas, primeiro, a opinião sobre sua percepção antes do atendimento e depois, em relação ao tratamento recebido. Na gestão local foi realizado entrevista com profissionais da atenção básica e gestor de saúde quanto a percepção inicial nas relações de trabalho.

Mais Médicos é um programa lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Dilma para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa pretende levar 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais. . A OPAS/OMS informou, no final de julho de 2013, que vê com entusiasmo o lançamento do Mais Médicos pelo governo brasileiro. Segundo o órgão, a medida guarda coerência com as resoluções e recomendações da OMS sobre a cobertura universal em saúde, o fortalecimento da atenção básica e primária no setor e a equidade na atenção à saúde da população. Para a OPAS/OMS, são corretas as medidas de levar médicos, em curto prazo, para comunidades afastadas e de criar, em médio prazo, novas faculdades de medicina e ampliar a matrícula de estudantes de regiões mais deficientes, assim como o numero de residências médicas. De acordo com o órgão, países que têm os mesmos problemas que o Brasil está colhendo resultados da implementação de medidas semelhantes. O programa surgiu com o escopo de trazer melhorias na saúde de nosso país, sendo certo que a saúde é um direito fundamental, pois, compõe o principio da dignidade humana, ao mesmo tempo em que constituir uma garantia própria. No entanto, o formato da importação de médicos de outros países foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria, sociedade civil, estudantes da área da saúde e inclusive do Ministério Público do Trabalho. Em Morada Nova, município de médio porte localizado no interior do estado, a realidade foi bem diferente das duras críticas mostrada na mídia. Entre agosto de 2013 e abril de 2014 recebemos 20 médicos e estes foram recepcionados de forma calorosa pela população dos seus territórios.

A análise preliminar trouxe claridade à importância do Programa Mais Médico. A adoção de novas ações que caminhem na solução da saúde pública e a integração das relações interdisciplinar vem a consolidar a Estratégia Saúde da Família como política pública primeira. Reconhecemos, no entanto que as dificuldades existentes fazem parte do processo inicial de qualquer política pública não deixando de lado a importância de constante monitoramento e a adoção de prática como as Rodas de Educação Permanente em Saúde.

Principal

Tereza Cristina Mota de Sousa Alves

tecacristina13@hotmail.com

Coautores

Tereza Cristina Mota de Sousa Alves

A prática foi aplicada em

Morada Nova

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Vila Castro, 723 - Morada Nova, CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Tereza Cristina Mota de Sousa Alves

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

10 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas