- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Oficina que se destina ao desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo dos residentes do programa de enfermagem em parceria com a residência de medicina de família e comunidade e residência multiprofissional, sobre o território em que está inserido. Por meio de levantamento de dados, reconhecimento de potencialidades, determinantes sociais, ferramentas de gestão e ao final, desenvolvimento de um produto como legado a ser deixado para as equipes de saúde da família da Clínica da Família Zilda Arns. A oficina acontece às segundas-feiras de 07h00 às 08h00 em encontros dialogados, com materiais teóricos e ferramentas previamente disponibilizadas para discussão prática e de metodologia ativa. Tendo como responsáveis os preceptores do programa de residência de enfermagem de família e comunidade da secretária municipal de saúde e residência de enfermagem de família e comunidade.
Compreender criticamente a abordagem do território como lócus do trabalho e das práticas de saúde e da vida em sociedade. Conhecer a metodologia da territorialização, diagnóstico situacional no processo de trabalho e como estratégia pedagógica na formação técnica em saúde.
Que em todas as clínicas e unidades de atenção primária possam discutir o tema em reuniões para melhor avaliação e conhecimento do território e entendimento de cada indivíduo no seu contexto social e individual. Que as equipes de saúde da família possam mapear os dispositivos que são potentes no seu território e que parcerias aconteçam possibilitando um melhor cuidado da população.
Estr. de Itararé, 951 - Complexo do Alemão, Rio de Janeiro - RJ, 21061-240, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO