O BALANÇO DA REDE:ARTICULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AS GESTANTES NO MUNICIPIO DE QUEIMADAS,CIR,COSEMS E SES

O município de Queimadas-PB têm uma população de aproximadamente 47.658 mil/hab., e cobertura de 100% Estratégia de Saúde da Família, destes atualmente temos 336 usuárias são gestantes cadastradas e acompanhadas regularmente pelas equipes de APS do município.
Neste sentido, a articulação realizada entre o Município de Queimadas-PB, a CIR (Comissão Intergestores Regionais, o COSEMS (Conselhos de Secretários Municipais de Saúde) e a SES (Secretaria Estadual de Saúde) foi de importante na organização do fluxo de atendimento das gestantes para parto e regulação, para os 14 (catorze) municípios da 15ª região de saúde.
Ressaltar-se a importância dos indicadores norteados pelo Previne Brasil que de acordo com o ministério da saúde visam aumentar o acesso das pessoas aos serviços de Atenção primária e o vínculo entre a população e a equipe responsabilizando os gestores e profissionais de saúde que assistem, e o monitoramento realizado pelo município junto aos profissionais apoiando e qualificando o trabalho no acompanhamento pré-natal e pós-parto.
Sendo assim, enfatiza-se que a qualidade nas consultas pré-natal são importantes na proporção que há o acompanhamento, o monitoramento da gestante em todo o ciclo gravídico-puerperal, associada as consultas pré-natais do parceiro para que a gestação ocorra da melhor forma possível e sem distorcia, deste modo a rede cuidar do Estado da Paraíba vêm assessorando os profissionais na condução dos casos durante o pré-natal na atenção primária.
Ressalta-se a importância de qualificar o acompanhamento das mulheres gestantes, e em especial as tem risco e vulneráveis, e para tal foi necessário o trabalho conjunto para fortalecer a rede de assistência ao pré-natal, parto e pós-parto com apoio nas três esferas de governo.

O estudo objetiva Fortalecer as ações intersetoriais na assistência a gestante na 15ª Região de Saúde; Fortalecer a gestão, o SUS através da rede de Assistência ao pré-natal, parto e pós-parto; Aumentar os indicadores do Previne Brasil no município de Queimadas-PB.
O estudo é do tipo descritivo que iniciou em 2022 até os dias atuais, através do trabalho em rede dos serviços de saúde e a articulação intersetorial com apoio da CIR, COSEMS e Estado em reuniões e discussões para ampliar a rede e seus serviços, a nível regional criando protocolos e prioridades de encaminhamento para o serviço hospitalar.
A nível municipal a gestão através de reuniões de monitoramento e acompanhamento junto aos profissionais da APS articulando o planejamento de equipe no ciclo gravídico puerperal, as demandas por planejamento familiar, além do apoio as equipes de APS no monitoramento dos indicadores de pré-natal, na garantia de exames em tempo oportuno, na qualificação da visita/ consulta puerperal multiprofissional fortalecendo a gestão, o SUS, ampliando o acesso com estratégias de prevenção e promoção da saúde.

O fortalecimento da rede municipal e regional através da organização do fluxo de gestantes para o hospital regional, a implantação da Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal (UCIN), a regulação de vagas via estadual melhorou a retaguarda e o acesso das gestantes.
O município por sua vez, após as intervenções de monitoramento melhorou a qualidade do pré-natal passando de 33% no primeiro quadrimestre de 2022 a 76% no 3ª quadrimestre de 2023, nos últimos dois anos sem óbitos de causa materna, tais dados apontam para a qualidade do acompanhamento pré-natal realizadas no município. Os profissionais da APS e E-multi realizam em parcerias formação de grupos, escuta qualificada especializada, a gestão por sua vez prioriza os exames de rotina e complementares, assegurando-os em tempo oportuno a mulher e seu parceiro, prevenindo assim possíveis complicações.

O envolvimento dos gestores regionais, dos profissionais e a participação ativa e compromissada da gestão municipal foram decisivos para o alcance dos resultados, assim como a participação dos usuários no comparecimento as consultas e nos grupos de gestante. Portanto, torna-se preciso enfatizar a relevância de um pré-natal de qualidade tanto para as usuárias e sua família como para os indicadores do município, favorecendo o estabelecimento de políticas publicas e as ações intersetoriais no município.
Enfatiza-se ainda que há fragilidade no tocante ao atendimento de alto risco as gestantes e a regulação para consultas e acompanhamento nos serviços destinados para alto risco gestacional, necessitando ainda de descentralização e aumento do número de vagas.

Principal

CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA

milla.spbarbosa@gmail.com

Enfermeira

Coautores

Francisca Eugenia Bernardino Casimiro de Lima; Emanuely de Farias Albuquerque; Andressa Carolina Sousa de Araújo Góes; Wagner Moreira de Almeida

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA

Conta vinculada

08 abr 2024

CADASTRO

08 abr 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas