A elaboração do cenário de risco para a saúde do trabalhador visa contribuir para a implantação e implementação do Programa de Saúde do Trabalhador no município, pois contempla mapa epidemiológico, mapa de produção, mapa de novos empreendimentos, mapa da rede de atenção à saúde do trabalhador e mapa do controle social, nos permitindo assim uma visão holística da situação de Saúde de todos os trabalhadores. Metodologia: a elaboração se deu a partir das orientações recebidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Noroeste Fluminense, através da Coordenadora Fernanda Junqueira. Foram utilizados dados dos seguintes órgãos e sistemas, sistema de informação de agravos de notificação (Sinan) NET município de Itaocara.

O Cenário de risco para a saúde do trabalhador tem por finalidade nortear o planejamento, execução e avaliação das intervenções sobre os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde do trabalhador, de forma a eliminá-los e controlá-los.

A mudança na Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador, desde o início de sua elaboração, aumentou o compromisso das diversas unidades prestadoras de serviço, incluindo as privadas, onde todas possuem todas as fichas de notificação de acidentes de trabalho e estão recebendo apoio da equipe do programa quando necessário. Consideramos o cenário de risco para a saúde do trabalhador um grande facilitador para os serviços do Programa, por permitir um planejamento direcionado, otimizando o nosso trabalho.

Principal

Thalita Moraes Vogas Melo

thalitamvogasm@gmail.com

Coautores

Thalita Moraes Vogas Melo

A prática foi aplicada em

Itaocara

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Itaocara, RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Cosems-Rj

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

04 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas