O presente projeto vem para subsidiar o fortalecimento do controle social e a agilidade de resposta da gestão para enfrentar a missão de fazer cumprir os princípios e diretrizes do SUS, conforme a necessidade da população. A ouvidoria em saúde considerada uma possibilidade política de instaurar no interior dos órgãos públicos canais de acesso capazes de acolher, amparar, sustentar e dar significado à presença e às ações dos profissionais da saúde, gestores e usuários destes serviços. Uma ouvidoria municipal de saúde surge não apenas com o intuito de organizar o processo de acolhimento das demandas já existente, mas como ferramenta para o controle social e a gestão pública. Trata-se de um canal de ligação entre o cidadão e a gestão, no qual é gerado o aprimoramento do processo de trabalho fornecido aos usuários e, como consequência, um serviço com maior agilidade e comprometimento de toda a instituição pública, propiciando uma maior credibilidade e fortalecendo vínculos. É nesse cenário que a construção de uma política de atendimento faz-se necessária. A inserção da participação do cidadão no exercício de sua cidadania e do controle social das políticas públicas reforça a discussão entre usuários e gestores e, assim, são construídas propostas de entendimento e fortalecimento dos vínculos de acesso criando uma democracia participativa. Ao observar a atual situação do SUS (Sistema Único de Saúde), verifica-se a necessidade de humanização nos diversos setores da organização, de forma que o cidadão tenha um canal de comunicação para que possa expressar suas necessidades, insatisfação e satisfação com o serviço. A gestão poderá utilizar este canal como ferramenta para analisar as melhorias que poderão ser adotadas para um atendimento humanizado dos cidadãos que usam os serviços de saúde oferecidos pelo município. A implantação da ouvidoria municipal de saúde surgiu não apenas com o intuito de organizar o processo de acolhimento das demandas já existente, mas como ferramenta para aprimorar o controle social e a gestão pública. Esta ferramenta corresponde ao elo entre o cidadão e a gestão, gerando relatórios periódicos que subsidiem a organização para o aperfeiçoamento do trabalho fornecido à população local, provendo ao serviço público maior agilidade e humanizando-o de dentro para fora. Hoje em dia pode-se observar que as pessoas estão expressando de forma mais clara as suas satisfações e insatisfações com consciência de seus direitos e deveres, havendo uma via de mão dupla das informações obtidas entre o cidadão e a gestão pública, no sentido de promover as mudanças necessárias para o bem-estar de ambas as partes. Portanto fica cada vez mais evidente que o SUS necessita ser fortalecido para que possa atender o usuário, segundo SOUZA (2007), com universalidade dando direito de todos utilizarem os serviços de saúde, na integralidade orientando o cidadão a tomar as devidas prevenções e cuidando de forma integral e simultânea e o mais importante tratar com equidade todos sem distinção de classe social, oferecendo maior enfoque onde se é mais carente e respeitando o direito de cada um. Sabendo que cada população necessita de uma atenção diferenciada, exigindo que as ações sejam voltadas para atender as suas particularidades. O motivo pela escolha desse tema foi verificar a importância da Ouvidoria no sistema público de saúde, servindo de ferramenta para gestão pública. A saúde pública vem sofrendo transformações e seus mecanismos estruturais de ordem política, social e econômica ocasionam abertura da descentralização a fim de que seja criado um novo modelo de gestão de saúde pública, tendo como objetivo uma universalização dos direitos. A ouvidoria municipal tem como objetivo a sensibilização do gestor no cumprimento do prazo para respostas às demandas, a geração de relatórios que ajudem o controle social na fiscalização e colaborem com a gestão de forma sugestiva, avaliando-a e apontando soluções para as questões. OBJETIVO GERAL Apresentar a importância da Ouvidoria de Saúde como um exemplo de pratica inovadora para contribuir com a melhoria do acesso as ações e serviços de saúde e como um instrumento de avaliação e controle social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS1. O uso da ouvidoria como instrumento de controle social para aumentar a confiabilidade da gestão perante a sociedade. 2. Como instrumento de controle social para aumentar a confiabilidade da gestão perante a sociedade.3. Avaliar, a qualidade serviços prestados pelo SUS. 4. Ferramenta de gestão que leva o gestor o olhar da população do seu município.

A importância da Ouvidoria de Saúde como um exemplo de pratica inovadora para contribuir com a melhoria do acesso as ações e serviços de saúde e como um instrumento de avaliação e controle social.

A ouvidoria é parte de uma mudança de paradigma e, portanto, deve sempre ser encarada como um processo de aprendizagem, sem repostas prontas e definidas e com um universo de possibilidades e formas de articulação que devem ser discutidas e analisadas em todos os movimentos das mudanças. Portanto, a ouvidoria serve como instrumento de avaliação porque levanta dados que identificam indicadores e, com isso, podemos criar melhorias nos serviços de saúde. No entanto, é imprescindível conhecer os problemas do sistema e todas suas dimensões, pois é através deles que os objetivos das capacitações são estabelecidos, englobando profissionais e comunidade local.

Despertar a apreciação da Ouvidoria para a gestão municipal para que nela encontre melhorias para a saúde no SUS buscando tornar a relação gestor/usuário mais democrática, ética e participativa.

Principal

Clemilcia Maria Alves da Silva Ferreira

A prática foi aplicada em

Croatá

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Clemilcia Maria Alves da Silva Ferreira

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

06 maio 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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