Futebol da inclusão no cuidado integral com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I de Barra de Santana/PB.

Apresentação: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) são unidades de saúde que atende pessoas em sofrimento psíquico, objetivando promover a reinserção dos usuários, através do trabalho, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A prática de atividades físicas promove saúde e bem-estar física, mantendo as pessoas com deficiência física ou mental com estilo de vida mais ativo. Visando a integralidade do cuidado em saúde mental, o CAPS de Barra de Santana/PB formou em 11 de junho de 2024 o Grupo de Futebol com usuários do serviço, tal motivação ocorreu após o torneio de Futsal realizado, no mês anterior, no município de Boqueirão/PB, onde a equipe observou o envolvimento e engajamento dos usuários e familiares durante o torneio, além de outros aspectos como o quantitativo de adultos do sexo masculino e afinidades com o esporte. Neste sentido, iniciamos os Grupos de Futebol com usuário de transtorno moderado, o grupo acontece semanalmente, nas segundas-feiras, no horário da manhã, no Ginásio Poliesportivo Municipal Governador Ronaldo Cunha Lima. O foco principal para formação do Grupo de Futebol foi promover a possibilidade da prática corporal, exercitando com os participantes a mente e o corpo, incentivando assim a inclusão e potencializando o cuidado integral dos usuários.

Objetivo geral: Relatar a experiência exitosa do Grupo de Futebol como estratégia no cuidado integral com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Barra de Santana/PB.

Objetivos Específicos:
• Proporcionar um estado mental positivo na redução de sintomas depressivos, de ansiedade, embotamento afetivo, entre outros.
• Estimular habilidades sociais, como comunicação e atividades em equipe.
• Incentivar práticas corporais como atividade regular na redução de doenças físicas e mentais.
• Promover a inclusão social no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Metodologia: Após reunião de equipe e avaliação do torneio de Futsal, a equipe fez um levantamento e busca ativa dos usuários do serviço que tinha o desejo de participar do futebol como também os que tinha habilidades com a prática esportiva. Sendo assim, foi feito um convite e em 11 de junho de 2024 teve o 1º Encontro do Grupo de Futebol. Atualmente temos um total de 12 usuários frequentes que participam, semanalmente, da atividade esportiva. Antes de iniciar o Grupo de Futebol, os mesmos tomam café da manhã, depois é feita aferição da pressão arterial, glicemia e em seguida são conduzidos ao Ginásio Poliesportivo. O treinador do grupo é o cuidador de saúde mental do serviço, o mesmo tem experiência em Futebol e faz a condução, orientação e preparação do grupo. Para a atividade esportiva tem se um cone, bola de futsal e o espaço físico. O jogo de futebol tem duração de 20 minutos cada e intervalo de 10 minutos entre as partidas. O treinador antes de iniciar a partida faz um alongamento/aquecimento com os participantes. Durante a atividade os praticantes recebem incentivos verbais para que tomem iniciativas e atitudes ao jogar a bola, como chutar para o gol, tocar a bola, por exemplo. Os profissionais da equipe fazem o acompanhamento do grupo de futebol e na reunião de equipe, discutem sobre cada usuário: como ele agiu, estado de humor, funções psíquicas (melhoras, agudizações, se teve alguma alteração positiva no período de vinculação do usuário ao grupo de futebol). Ao final as informações são registradas nos prontuários individuais de cada usuário participante do grupo.

A motivação do grupo de Futebol ocorreu após o torneio de Futsal realizado, no mês anterior, no município de Boqueirão/PB, onde a equipe observou o envolvimento e engajamento dos usuários e familiares durante o torneio, além de outros aspectos como o quantitativo de adultos do sexo masculino, afinidades com o esporte e infrequência para participação das atividades no serviço.

Resultado: O grupo de futebol, como prática corporal coletiva, vem trazendo resultados benéficos no tratamento de pessoas com deficiência mental no CAPS de Barra de Santana. Como exemplo temos observado alguns ganhos, principalmente nos aspectos psicológicos. Do grupo de 12 participantes entre os transtornos de retardo mental leve a moderado, episódios depressivos e esquizofrenia os que demonstrava comportamento desmotivado, postura deprimida e embotamento afetivo, teve uma mudança para um comportamento participativo, motivado e com desenvolvimento do protagonismo durante a atividade esportiva. Também é observado no grupo de futebol que aqueles usuários acometidos pelo uso de medicamentos com embotamento efetivo, teve melhoras significativas, começou a possuir habilidades técnicas com a bola, tendo uma fisionomia mais alegre, com assiduidade e desejo de participar das atividades ofertadas no serviço. Já aqueles com sintomas psicóticos, vimos uma redução do uso de medicações, aumento da mobilidade, interação social e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, todavia favorecendo para o usuário a percepção de suas potencialidades.

Conclusão:

O engajamento e participação dos usuários nos fez entender a importância do grupo de futebol como estratégia do cuidado integral tanto para saúde mental como física. A prática esportiva oferta o cuidado para além do método medicamentoso, efetivando assim as ações do Projeto Terapêutico Singular (PTS). Durante as atividades esportivas o grupo de futebol teve a percepção de suas potencialidades e como consequência observou-se um bem-estar inclusivo, desenvolvimento motor, intelectual, com fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Faz-se necessário compreender as relações que perpassam o diagnóstico psiquiátrico, potencializando o grupo como espaço no cuidado integral. Apesar dos poucos recursos existentes conseguimos a atingir o objetivo do grupo de futebol de viabilizar, por meio da prática esportiva, o protagonismo dos participantes, inclusão social, cuidado integral e bem-estar físico e mental aos usuários e familiares do grupo de futebol.

autor Principal

Anuska Batista da Silva

anuskasilva33@gmail.com

Assistente Social

Coautores

Autora: Anuska Batista da Silva Co-autores: Maria Elizabeth Ludgério, Luciene Tomaz, Adelma Marinho, José Alimom Silva, Geliwania Andrade Bezerra, Fernanda Layrinne da Costa Rocha, Iraneide Aquino Gomes de Queiroz, Maria de Fátima de Andrade da Silva Gonçalves.

A prática foi aplicada em

Barra de Santana

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

SECRETARIA MUNICIPAL BARRA DE SANTANA PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Anuska Batista da Silva

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io