- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: este evento tem como finalidade a integração de todos os atores envolvidos com a saúde mental e com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), desmistificando o olhar tradicional da loucura e dos transtornos mentais através de uma linha de cuidado humanizada. Propomos o empoderamento dos usuários através de suas experiências exitosas promovendo espaços para apresentações artístico-culturais, de socialização, promoção da cidadania e do movimento da economia solidária. O workshop de saúde mental e humanização se divide entre dois eixos temáticos, o primeiro eixo sempre convida o participante a refletir: qual é a sua loucura? Qual o sentimento, laço social, vivência ou fenômeno que nos sensibiliza? O segundo eixo temático ou subtema é proposto a cada ano pela equipe multiprofissional e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I de Indaial. Neste ano, realizamos o 4º workshop de saúde mental e convidamos os participantes a retirarem suas máscaras e refletirem sobre os diversos papéis que consubstanciam a personalidade humana ao longo da nossa existência. Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: o evento assume a feição de um workshop por ser dinâmico, contando com a intensa participação do público em todos os momentos através de exposição de artesanatos e produtos confeccionados em grupos/oficinas terapêuticas dos serviços, apresentações artísticas e culturais e depoimentos de usuários e profissionais. Para a realização desse evento, articulamos a participação dos diversos atores envolvidos por meio da sensibilização dos usuários, gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da educação com o intuito de fortalecer a política de saúde mental na região conforme preconiza as normas do Ministério da Saúde. Indicadores, variáveis e coleta de dados: considerando os múltiplos fatores contributivos para a dificuldade de adesão dos usuários nos serviços, tal como: isolamento social.
O workshop de saúde mental e humanização é um evento regional do SUS realizado através do Centro de Atenção psicossocial (CAPS) I de Indaial em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que conta com a participação dos usuários, familiares, comunidade, gestores, profissionais de saúde, da educação e da assistência social de vários municípios de Santa Catarina, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), Associação dos Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), etc.
O workshop em Saúde Mental e Humanização é uma ação exitosa que expõe um SUS de qualidade e diferenciado porque prestigia o trabalho em rede, o cuidado humanizado e compartilhado, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais. Contribui também para a reabilitação do sujeito, a reinserção dele na sociedade, o estímulo ao desenvolvimento autônomo e a ressignificação do usuário em relação à vida cotidiana. Além de ser um espaço de trocas de experiências entre os vários serviços e instituições das diversas redes de cuidado da região. E, por fim, permite ao profissional ter um olhar diferenciado dos transtornos psicossociais, desprendendo da formalidade do cuidado acadêmico e tecnicista para um cuidado diferenciado, pautado na singularidade do sujeito e no vínculo terapêutico. O workshop em saúde mental e humanização: qual é a sua loucura? Demonstra que a atenção psicossocial no SUS pode prestigiar múltiplos saberes e múltiplas formas de cuidados que se amoldam às necessidades do sujeito em sofrimento psíquico, revelando-se um instrumento potente para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e para o fortalecimento da saúde mental na região da AMMVI. Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana (Carl Jung).
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO