O município de Matozinhos, pertencente a região metropolitana de Belo Horizonte conta com uma população estimada em cerca de 38 mil habitantes e com a chegada da vacina contra a covid-19, unimos a equipe de saúde de todos os níveis e demais setores como educação, serviço social, segurança pública para promover ações de vacinação em massa e atingir as metas de todos os públicos.

Em nosso município, contamos com 10 unidades básicas de saúde para atender a toda demanda de vacinação contra a covid-19 e também para atender a vacinação de rotina contemplada pelo Programa Nacional de Imunização, o grande desafio foi a abertura de grandes eventos de vacinação e a retomada da credibilidade nas vacinas fornecidas pelo SUS, a busca ativa casa a casa com os Agentes Comunitários de Saúde retomando as visitas domiciliares não só falando das vacinas contra a covid-19, mas, também sobre as nossas coberturas vacinais em imunobiológicos que há anos já fazem parte do nosso calendário vacinal e que nesses últimos tempos não foram batidas as metas estabelecidas.

Com o grande movimento anti-vacina que já existia antes da covid-19, o maior desafio foi trabalhar contra essa questão que dividiu e ainda divide muitas opiniões sobre a eficácia das vacinas perante a população. O SUS conta com uma vasta oferta de vacinas e durante o período mais crítico da pandemia, quando o isolamento social foi de fato recomendado e por muitas vezes obrigatório, perdemos em grandes números as metas de vacinação em todos os demais imunobiológicos de rotina. As estratégias que deveriam ser fortalecidas são as que envolvem a integração da Educação, Serviço Social e Saúde, onde não somente a questão vacinal/saúde da pessoa seriam avaliadas mas, como um todo em suas necessidades de acesso à cidadania e educação.

Contudo, passamos por um período difícil, de grandes perdas onde a população e trabalhadores da saúde foram profundamente devastadas pela luta contra a covid-19. Batalhamos em todas as fases, no inicio: com os horrores de mortes em massa e nas conquistas de colher os resultados das vacinações com a queda exponencial das mortes pelo mundo. Ainda há muito o que se fazer para que se recupere o brilho de ser um país em excelência em imunização mas, seguimos no desafio de promover a saúde em nosso país e ser exemplo para o mundo.

Principal

Renata Santos Rodrigues

Coautores

Renata Santos Rodrigues

A prática foi aplicada em

Matozinhos

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Matozinhos, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

23 dez 2023

CADASTRO

03 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas