Saúde na comunidade: levando o serviço de saúde para a prática cotidiana com olhar na Atenção Básica

Tendo em vista a Estratégia Saúde da Família (ESF) como um modelo que procura reorganizar a Atenção Básica de acordo com as diretrizes do SUS com o apoio do Nasf, privilegiando a construção de redes de atenção e cuidado, o município de Flor do Sertão implementou o programa A Saúde vai à sua Comunidade. Efetivando ações desde o ano de 2009 o programa atende todos os munícipes facilitando o acesso aos serviços em saúde e aproximando a equipe dos usuários, proporcionar melhoria das condições biopsicossociais e tornar o ESF a porta principal do SUS. o programa vem como ferramenta de acesso através de ações descentralizadas de cuidado e visita in loco, conhecendo a realidade, condições de saúde, propondo ações de melhoria através de intervenções em redes assistenciais, levando a equipe ESF e NASF a percorrer todas as comunidades interioranas do município com ações de educação em saúde e assistência farmacêutica através da entrega de medicamentos de uso contínuo.

Facilitar o acesso ao serviço e promover educação em saúde, bem como assistência farmacêutica, assistindo o usuário através de equipe multiprofissional e serviço em rede de atenção, bem como conhecer a realidade local e condições de saúde individuais o programa é realizado semanalmente seguindo um calendário de atividades. as ações são executadas todas as terças-feiras por profissionais do ESF e Nasf com duração de 90 minutos, em uma comunidade da zona rural. As atividades contam com serviço em rede conforme a necessidade. Primeiramente é aferida a pressão arterial, após um profissional apresenta uma palestra abordando promoção e prevenção em saúde. Após ocorre a dispensação dos medicamentos de uso contínuo e aconselhamento quanto ao uso racional. Para finalizar ocorre dinâmica com o grupo, estimulando a prática da atividade física. Ao término do encontro, os profissionais seguem realizando visitas e consulta médica domiciliar, bem como acompanhamento multiprofissional.

As ações promovem uma experiência de troca de saberes e aproximação com fortalecimento de vínculos por gerar contato informal entre individuo e profissional. Observa-se que as ações promovidas através da visita domiciliar possui impacto significativo nos dados epidemiológicos do município, pois constata-se problemáticas sanadas pela equipe multiprofissional. Outra ferramenta é a busca pelo serviço de saúde, minimizada através da consulta domiciliar, diminuindo o fluxo de atendimento na unidade e promovendo um atendimento humanizado, ético e multidisciplinar, assistindo a integralidade do individuo, conhecendo seus hábitos de vida e os impactos prós e contras em sua saúde facilitando o acesso aos serviços. Observa-se a facilidade do acesso bem como melhoria da qualidade de vida proporcionada pela educação em saúde, trabalho em rede e multiprofissional, diminuindo o uso irracional medicamentoso, proporcionando atendimento humanizado e integral, fortalecendo os pressupostos da atenção em saúde e consolidando a saúde da família e comunidade priorizada pelo SUS como ferramenta efetiva na promoção e prevenção em saúde e diminuição de agravos.

Principal

Adriano Pereira

adrianop@mhnet.com.br

Coautores

Cristiane Carniel, Flávia Barcelos Martins, Francielle Menin Vendrame

A prática foi aplicada em

Flor do Sertão

Flor do Sertão

Flor do Sertão

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Vitória, n 390, Flor do Sertão - Santa Catarina, 89878-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maristela De Fátima Valler

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas