Nos últimos anos, temos visto o crescente aumento da obesidade na população mundial, trazendo junto o aumento de doenças crônicas, principalmente na população adulta. Uma grande realidade hoje é esse aumento ter chegado também em cidades do interior, deixando de ser um problema só das grandes metrópoles. Devido a esse aumento desacerbado em nosso município, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o projeto saúde com medida certa, que visa promover a redução de peso com um programa diário de treinamento físico acompanhado com o educador físico e reeducação alimentar acompanhada com o nutricionista, com isso, vindo a diminuir o risco das doenças crônicas aumentarem. O projeto segue a todo vapor, já com duração de 6 anos, e vem obtendo uma aceitação excelente pela população e a cada dia aumenta o numero de participantes.

Tem como objetivo promover a redução de peso na população jovem e adulta, controlando assim os níveis de colesterol, glicêmico e diminuição da hipertensão arterial da população. Ressaltando a qualidade de vida associada ao bem estar físico e mental. Os programas de treinamento são planejados com intuito de promover a redução de peso. Esses programas seguem os princípios do treinamento, uma vez que devemos observar a individualidade de cada pessoa. São desenvolvidas atividades aeróbicas, treinamento resistido, funcional, treinamento de flexibilidade e agilidade, força, coordenação motora, corridas variadas, hidroginástica e aulas de zumba. Essas atividades são realizadas de 3 a 5 vezes por semana, sendo o acompanhamento com o nutricionista 1 vez ao mês. A coleta das informações são realizadas semanalmente, podendo, assim, termos um melhor monitoramento de cada participante. Esse tipo de avaliação permite ter melhor controle sobre os participantes e, assim, planejar melhor seu treinamento.

Os dados comparados durante esses 6 anos do projeto saúde com medida certa aponta uma redução significativa de peso dos participantes. Um dado que nos chama a atenção é que os participantes que se mantem ativos no grupo conseguiram manter sua composição corporal dentro dos padrões que são apresentados para seu porte físico. Outro dado significativo é a grande procura da população devido à eficácia do programa. Atualmente, cerca 2.000 pessoas já participaram do programa, sendo 980 os que estão participando no momento. Durante anos, artigos científicos vêm mostrando que um bom programa de treinamento associado à reeducação alimentar consegue promover a redução de peso e com isso diminuir e controlar o avanço das doenças crônicas. Portanto, o projeto desenvolvido em Iapu tem proporcionado grandes benefícios para a população, além do controle de peso, vem diminuindo os custos com medicamentos e atendimento médico em nosso município.

Principal

Lucas Moreira Souza

lmsouz@hotmail.com

Coautores

Lucas Moreira Souza

A prática foi aplicada em

Iapu

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Iapu

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gizelle Gonçalves Moreira Pinto

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas