Reflexos das ações integradas no combate à sífilis no município de Cariacica

A sífilis apresenta números preocupantes em todo o mundo. Em gestantes não tratadas ou tratadas inadequadamente, a sífilis pode ser transmitida para o feto por via placentária, em qualquer momento da gestação, podendo culminar em sífilis congênita (SC). Entretanto a oferta de tratamento somente em pronto atendimentos e a postura por parte das equipes de saúde de que a administração da Penicilina Benzatina é algo perigoso para o ambiente da unidade básica de saúde (UBS), corroboraram para que o município de Cariacica estivesse com números altíssimos do agravo. No ano de 2017 a partir da criação de uma referência técnica em IST/Aidas e a integração entre esta e a área técnica em sífilis da Vigilância Epidemiológica foi possível iniciar um trabalho onde a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde poderiam somar esforços ante o quadro existente. A partir de um diagnóstico do manejo da sífilis nas UBS, identificação de fragilidades e instituição do Comitê de Investigação de Transmissão Vertical foi possível iniciar um trabalho que vem demonstrando resultados positivos. Vale ressaltar que números elevados de sífilis adquirida e sífilis em gestante são previstos, visto que indicam boa captação por testagem, entretanto altos números de sífilis congênita refletem manejo inadequado de tratamentos de casos. Serão apresentados dados sobre a SC referentes aos anos de 2017 a 2020 no município e diagnósticos do manejo da sífilis nas unidades de saúde realizados de 2017 e 2020. A prática teve como objetivos: demonstrar que a integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde é um meio eficaz de enfrentamento à sífilis.

Sífilis congênita. A sífilis apresenta números preocupantes em todo o mundo. Em gestantes não tratadas ou tratadas inadequadamente, a sífilis pode ser transmitida para o feto por via placentária, em qualquer momento da gestação, podendo culminar em sífilis congênita (SC). Entretanto a oferta de tratamento somente em pronto atendimentos e a postura por parte das equipes de saúde de que a administração da Penicilina Benzatina é algo perigoso para o ambiente da unidade básica de saúde (UBS), corroboraram para que o município de Cariacica estivesse com números altíssimos do agravo. No ano de 2017, a partir da criação de uma referência técnica em IST/Aidas, e a integração entre esta e a área técnica em sífilis da Vigilância Epidemiológica, foi possível iniciar um trabalho onde a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde poderia somar esforços ante o quadro existente. A partir de um diagnóstico do manejo da sífilis nas UBS, identificação de fragilidades e instituição do Comitê de Investigação de Transmissão Vertical foi possível iniciar um trabalho que vem demonstrando resultados positivos. Vale ressaltar que números elevados de sífilis adquirida e sífilis em gestante são previstos, visto que indicam boa captação por testagem, entretanto altos números de sífilis congênita refletem manejo inadequado de tratamentos de casos. Serão apresentados dados sobre a SC referentes aos anos de 2017 a 2020 no município e diagnósticos do manejo da sífilis nas unidades de saúde realizados de 2017 e 2020.

A partir dos dados apresentados infere-se que o enfrentamento à sífilis, em especial em sua forma congênita, requer uma Atenção Básica efetiva a partir de dados identificados pela Vigilância Epidemiológica. Sem esta integração apesar de contar com as áreas técnicas os setores caminhariam desarticulados e ineficientes. A presença do enfermeiro devidamente capacitado e conhecedor de suas atribuições dentre elas testagem e aconselhamento e prescrição do tratamento, também é essencial aos desfechos favoráveis. Vale ressaltar que a capacitação deve ser contínua e voltada à equipe multidisciplinar, uma vez que sensibilizar usuários para a testagem e realizar busca ativa não se tratam de ações exclusivas a nenhum dos membros da equipe. Apesar de identificarmos uma redução do número de casos de SC no município até o presente momento, a partir das intervenções realizadas, é essencial ressaltar que devemos manter esse enfrentamento de forma permanente através da união entre a Atenção Básica e Vigilância em Saúde, visto que ainda há muito a aprimorar.

Principal

Claudia Fernanda Carvalho Costa dos Santos

cfccsantos@gmail.com

Coautores

Claudia Fernanda Carvalho Costa dos Santos

A prática foi aplicada em

Cariacica

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (ES)

Secretaria Municipal De Saude De Cariacica - Avenida Kleber Andrade - Campo Grande, Cariacica - ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Claudia Fernanda Carvalho Costa dos Santos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

06 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas