Contextualização:
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa crucial para promover a saúde e o bem-estar dos estudantes da rede pública de ensino, através da integração entre os setores da saúde e da educação. A partir de uma abordagem interdisciplinar, busca-se proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos alunos, atuando tanto na prevenção quanto na promoção da saúde.

Objetivos:
1. Integrar as políticas de saúde e educação para proporcionar uma abordagem holística à saúde dos estudantes.
2. Ampliar o acesso dos estudantes aos serviços de saúde, especialmente aqueles oferecidos pela Atenção Primária.
3. Promover ações educativas que visem à prevenção de doenças e à promoção de hábitos saudáveis entre os alunos.
4. Fortalecer o vínculo entre as comunidades escolares e as unidades de saúde, facilitando o acesso aos cuidados de saúde.
5. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros, atuando na redução das vulnerabilidades e na promoção do bem-estar físico e mental.

Justificativa:
A integração entre saúde e educação é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois a saúde adequada é um pré-requisito para o aprendizado efetivo. Além disso, a escola é um ambiente propício para promover ações de saúde preventiva, atingindo um grande número de jovens e suas famílias. Portanto, o PSE justifica-se como uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios de saúde enfrentados pelos estudantes brasileiros e para promover uma educação de qualidade e inclusiva.

A necessidade de abordar de forma mais abrangente e integrada as questões de saúde e educação entre os estudantes da rede pública de ensino. É reconhecida a importância da integração entre esses dois setores para promover um desenvolvimento integral dos alunos e alunas, mas também percebe a complexidade e os desafios envolvidos nessa integração.

Os resultados esperados do Programa Saúde na Escola (PSE) incluem:

1. Melhoria da saúde geral dos estudantes: Espera-se que as ações preventivas e educativas promovidas pelo PSE resultem em uma melhoria significativa na saúde física, mental e emocional dos alunos.

2. Redução das taxas de absenteísmo escolar: Ao promover a saúde e prevenir doenças, o PSE pode contribuir para a redução do número de faltas dos alunos devido a problemas de saúde.

3. Promoção de hábitos saudáveis: O PSE visa instilar hábitos saudáveis nos alunos desde cedo, o que pode ter um impacto positivo a longo prazo em suas vidas.

4. Fortalecimento da relação entre escola e comunidade: Ao integrar profissionais da saúde na escola e promover ações comunitárias, o PSE pode fortalecer os laços entre a escola, a comunidade e os serviços de saúde locais.

5. Melhoria do desempenho acadêmico: Estudantes saudáveis tendem a ter um melhor desempenho acadêmico, então espera-se que o PSE contribua indiretamente para a melhoria dos resultados escolares.

6. Redução das desigualdades em saúde: O PSE pode ajudar a reduzir as disparidades em saúde, garantindo que todos os estudantes, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham acesso a cuidados e informações de saúde adequados.

Esses resultados esperados demonstram o impacto positivo que o PSE pode ter na vida dos estudantes e na comunidade escolar como um todo.

1. Estabeleça uma equipe multidisciplinar: Envolver profissionais da saúde e da educação para planejar e implementar o PSE é fundamental.
2. Identifique as necessidades locais: Conhecer as demandas de saúde e educação da comunidade escolar ajudará a direcionar as ações do programa.
3. Promova parcerias: Busque apoio de instituições locais, como unidades de saúde, ONGs e empresas, para fortalecer o programa.
4. Utilize recursos disponíveis: Aproveite materiais educativos e programas de saúde existentes para facilitar a implementação do PSE.
5. Avalie e ajuste constantemente: Monitore os resultados e faça ajustes conforme necessário para garantir a eficácia contínua do programa.

Principal

Rosane Da Silva Alves-Cunha

rosane66rj@hotmail.com

Fisioterapeuta

Coautores

Rosane da Silva Alves Cunha

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rosane Da Silva Alves Cunha

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11 abr 2024

CADASTRO

11 abr 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

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