Qualidade de vida no grupo mulher ativa da cidade de Montalvânia (MG)

Objetivo geral: promover qualidade de vida às mulheres da sociedade de Montalvânia (MG). Objetivos específicos: melhorar a saúde da mulher através da atividade física, promover convívio social e lazer entre as participantes. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa realizada no ginásio poliesportivo Antônio Custodio Filho. Os passos para a pesquisa foram: 1º) estudo do referencial teórico com enfoque nos seguintes pontos: qualidade de vida, atividade física, saúde da mulher, 2º) população e amostra: mulheres participantes do grupo mulher ativa, 3º) coleta de dados por meio de relatos de experiência das participantes 4º) discussão dos resultados 5º) elaboração do relatório final.

Introdução: a saúde é um conceito globalizante, integra várias áreas do conhecimento, social, econômico, político, cultural e humano. Atualmente, cresce o interesse pela avaliação da qualidade de vida, portanto, a melhoria da qualidade de vida passou a ser um dos resultados esperados, tanto das práticas assistenciais quanto das políticas públicas para o setor nos campos da promoção da saúde e da prevenção de doenças. O projeto mulher ativa visou a necessidade de conscientizar as mulheres à procura de hábitos saudáveis e melhora nas relações interpessoais. Com início em 2017, atende, hoje, uma média de 150 mulheres de até 59 anos, no ginásio poliesportivo Antônio Custodio Filho, com encontros duas vezes por semana em horários diferenciados. As atividades são oferecidas pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizadas pela profissional de educação física, e atendimentos compartilhados com os demais profissionais do Nasf (fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, fonoaudiólogo).

A atividade física e a interação social possuem papel fundamental para manutenção da qualidade de vida da sociedade. O projeto mulher ativa passou a fazer parte da vida dessas mulheres, evoluindo o cuidado com a aparência física, levando ao aumento da autoestima, melhorando a mobilidade e flexibilidade corporal, fortalecendo as relações pessoais, auxiliando na superação dos desafios do dia a dia através das práticas corporais coletivas e palestras educativas da equipe Nasf.

Principal

Nadia Cristina Bittencourt Silva

Coautores

Nadia Cristina Bittencourt Silva

A prática foi aplicada em

Montalvânia

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

28 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas