Projeto Varre Vila é uma estratégia comunitária de articulação e enfrentamento coletivo do descarte irregular de resíduos sólidos e volumosos. Gerencia ações comunitárias de forma colaborativa nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, cidadania, cultura e geração de emprego e renda, na qual possibilita a todos os envolvidos ressignificar suas formas de atuação nos territórios, seja enquanto munícipe, empresa privada ou poder público, com vistas ao manejo adequado dos resíduos domiciliares desde a separação dos materiais nas residências, orientação sobre horários e local para o descarte de cada classe de resíduo e compromisso com a limpeza urbana das vias públicas.
O descarte inadequado de resíduos vai muito além de uma paisagem degradada. Sua presença é a manifestação objetiva da ausência de uma consciência social e compromisso com o bem comum no território. Os amontoados de resíduos espalhados pelos bairros nos centros urbanos incidem na proliferação de insetos vetores de doenças, tais como: o Aedes aegypti (que causa a dengue, a zica e a chikungunya), ratos (leptospirose), dentre outros. Já em matas, áreas de preservação ambiental, ou nos rios e mares, a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões vem sendo gravemente comprometida.
Todas as ações construídas e planejadas neste projeto visam promover a interação entre população local, empresas coletoras de resíduos e o poder público na perspectiva da construção de novos hábitos de consumo e descarte de resíduos com vistas à redução de impacto ambiental. Por meio da educação ambiental comunitária, a sensibilização, tomada de consciência e responsabilidade compartilhada são elementos fundamentais para a desnaturalização do olhar acostumado a conviver com o lixo nas ruas, calçadas e praças para a transformação desses locais em espaço revitalizados, limpos e de promoção de saúde, arte e cultura.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO