- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
Finalidade da experiência: o projeto Postura 10 objetiva gerar promoção de saúde postural na escola para que no futuro a melhor postura corporal possa ser conquistada por essas crianças. Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: o projeto foi conduzido inicialmente com a apresentação da problemática das alterações posturais precoces pelo profissional fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ao setor da educação, nessa roda de conversa participaram professores, direção e secretário de educação. Estabeleceu-se datas e a estrutura do projeto postural foi enriquecida pela percepção dos educadores e suas vivências com os alunos. O fisioterapeuta (apoiado por agente comunitário de saúde) avaliou individualmente (pelo instrumento IAP) os alunos, nas dependências da escola municipal, e pesou aleatoriamente, mochilas por turma, após compilação de dados, obteve-se o número de alunos com alterações posturais, o qual indicou um alto número de alterações, sendo os locais com maior ocorrência nos ombros, coluna e pés. Esses dados foram apresentados aos educadores e pais, bem como as estratégias elencadas para a problemática. As estratégias aplicadas foram a apresentação do teatro coluna feliz em sala de aula (por 2 atores) o momento lúdico envolveu alunos e professores na adequação da mochila, posturas sentada e outras informações posturais, com entrega de panfleto informativo. Na sequência, a professora de artes realizou oficinas pedagógicas onde os alunos expressaram com desenho o que aprenderam sobre coluna feliz, isso gerou um concurso com dois premiados por sala, e a impressão dos desenhos em camisetas. Foi realizada oficina da postura onde um aluno é o líder semanal na sala de aula, coordenando a postura e, se preciso, corrigindo os demais. A educadora física inseriu em sua conduta escolar uma sequência de alongamentos específicos para as alterações posturais mais encontradas, e exercícios respiratórios. Os pais receberam, individualmente, as avaliações posturais dos filhos, com orientações pontuais e em alguns casos, encaminhamento ao serviço de fisioterapia e médico da Unidade Básica de Saúde (UBS). Indicadores, variáveis, coleta de dados: indicador foi o número de crianças com alteração postural levantados pela estratégia saúde da família (ESF) e Nasf do município na UBS. Variáveis: todas as crianças na faixa etária de 6 a 11 anos, do sexo feminino e masculino, que estudam na escola municipal.
Promoção de saúde engloba ações que visam a manutenção da saúde e evitam a ocorrência de alguns agravos através da mudança de hábitos de vida, incorporação de estratégias preventivas. Dentro desse âmbito, a saúde na escola vem ao encontro dessa premissa no que tange à detecção precoce de maus hábitos e posturas inadequadas, que possam ser precocemente modificadas para garantir a manutenção da saúde, uma vez que é na mais tenra idade que se firmam conceitos e hábitos saudáveis. A ESF e o Nasf têm papel fundamental na fomentação de ações de promoção e prevenção, articulando com os demais setores e profissionais para ampliar a efetividade das ações planejadas. Na infância ocorre a acomodação das estruturas corporais, na faixa de 7 a 12 anos ocorrem as adaptações funcionais, uma vez que há grande mobilidade e adaptação da postura às atividades realizadas, havendo desvios habituais, poderão ocorrer alterações posturais patológicas. Assim, o projeto postura 10 foi uma iniciativa da unidade básica de saúde, em parceria com a Secretaria de Educação de Arroio Trinta. Foi projetado visando a avaliação e a intervenção postural em crianças do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Jaci Falcheti, para que no futuro apresentem uma melhor postura corporal. O projeto estruturou-se a partir da crescente demanda por avaliações médicas/fisioterapêuticas da postura corporal de crianças nessa faixa etária. Foram realizadas ações de avaliações com as crianças e mochilas, realização de atividades lúdicas, de entrosamento, sensibilização dos professores, familiares e alunos, além de ações corretivas quando os casos requiseram.
Reavaliar a postura dessas crianças após 1 ano da realização do projeto postura 10 e motivar um estudo longitudinal com avaliação após 5 anos. Sugere-se que esse trabalho seja contínuo, realizado anualmente, bem como haja um repensar quanto à necessidade do conteúdo das mochilas, ou adequar na escola locais para guardar livros, diminuindo a carga diária dessas mochilas e propiciando alívio às estruturas corporais dos alunos. A UBS tratava crianças com alterações posturais nos setores de fisioterapia e clínico só nos casos onde os familiares procuravam, muitas vezes perdendo a idade ideal para tratamento. Com esse trabalho, pode-se encaminhar para tratamento e reabilitação precoce gerando efetivamente promoção da saúde postural na escola. A crescente demanda por avaliações médicas e fisioterapêuticas na UBS apontaram para a necessidade dessa população ser avaliada antes da instalação e estruturação de alterações físicas geradas pela má postura, minimizando os impactos que essas limitações poderão trazer à vida adulta desses indivíduos. Efetivar de forma intersetorial as políticas de saúde trazem soma de saberes e de percepções. Esse programa possibilitou integrar setores, alunos e famílias, propiciando à comunidade o entendimento de como o SUS efetivamente pode promover saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO