Finalidade da experiência: o projeto Postura 10 objetiva gerar promoção de saúde postural na escola para que no futuro a melhor postura corporal possa ser conquistada por essas crianças. Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: o projeto foi conduzido inicialmente com a apresentação da problemática das alterações posturais precoces pelo profissional fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ao setor da educação, nessa roda de conversa participaram professores, direção e secretário de educação. Estabeleceu-se datas e a estrutura do projeto postural foi enriquecida pela percepção dos educadores e suas vivências com os alunos. O fisioterapeuta (apoiado por agente comunitário de saúde) avaliou individualmente (pelo instrumento IAP) os alunos, nas dependências da escola municipal, e pesou aleatoriamente, mochilas por turma, após compilação de dados, obteve-se o número de alunos com alterações posturais, o qual indicou um alto número de alterações, sendo os locais com maior ocorrência nos ombros, coluna e pés. Esses dados foram apresentados aos educadores e pais, bem como as estratégias elencadas para a problemática. As estratégias aplicadas foram a apresentação do teatro coluna feliz em sala de aula (por 2 atores) o momento lúdico envolveu alunos e professores na adequação da mochila, posturas sentada e outras informações posturais, com entrega de panfleto informativo. Na sequência, a professora de artes realizou oficinas pedagógicas onde os alunos expressaram com desenho o que aprenderam sobre coluna feliz, isso gerou um concurso com dois premiados por sala, e a impressão dos desenhos em camisetas. Foi realizada oficina da postura onde um aluno é o líder semanal na sala de aula, coordenando a postura e, se preciso, corrigindo os demais. A educadora física inseriu em sua conduta escolar uma sequência de alongamentos específicos para as alterações posturais mais encontradas, e exercícios respiratórios. Os pais receberam, individualmente, as avaliações posturais dos filhos, com orientações pontuais e em alguns casos, encaminhamento ao serviço de fisioterapia e médico da Unidade Básica de Saúde (UBS). Indicadores, variáveis, coleta de dados: indicador foi o número de crianças com alteração postural levantados pela estratégia saúde da família (ESF) e Nasf do município na UBS. Variáveis: todas as crianças na faixa etária de 6 a 11 anos, do sexo feminino e masculino, que estudam na escola municipal.

Promoção de saúde engloba ações que visam a manutenção da saúde e evitam a ocorrência de alguns agravos através da mudança de hábitos de vida, incorporação de estratégias preventivas. Dentro desse âmbito, a saúde na escola vem ao encontro dessa premissa no que tange à detecção precoce de maus hábitos e posturas inadequadas, que possam ser precocemente modificadas para garantir a manutenção da saúde, uma vez que é na mais tenra idade que se firmam conceitos e hábitos saudáveis. A ESF e o Nasf têm papel fundamental na fomentação de ações de promoção e prevenção, articulando com os demais setores e profissionais para ampliar a efetividade das ações planejadas. Na infância ocorre a acomodação das estruturas corporais, na faixa de 7 a 12 anos ocorrem as adaptações funcionais, uma vez que há grande mobilidade e adaptação da postura às atividades realizadas, havendo desvios habituais, poderão ocorrer alterações posturais patológicas. Assim, o projeto postura 10 foi uma iniciativa da unidade básica de saúde, em parceria com a Secretaria de Educação de Arroio Trinta. Foi projetado visando a avaliação e a intervenção postural em crianças do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Jaci Falcheti, para que no futuro apresentem uma melhor postura corporal. O projeto estruturou-se a partir da crescente demanda por avaliações médicas/fisioterapêuticas da postura corporal de crianças nessa faixa etária. Foram realizadas ações de avaliações com as crianças e mochilas, realização de atividades lúdicas, de entrosamento, sensibilização dos professores, familiares e alunos, além de ações corretivas quando os casos requiseram.

Reavaliar a postura dessas crianças após 1 ano da realização do projeto postura 10 e motivar um estudo longitudinal com avaliação após 5 anos. Sugere-se que esse trabalho seja contínuo, realizado anualmente, bem como haja um repensar quanto à necessidade do conteúdo das mochilas, ou adequar na escola locais para guardar livros, diminuindo a carga diária dessas mochilas e propiciando alívio às estruturas corporais dos alunos. A UBS tratava crianças com alterações posturais nos setores de fisioterapia e clínico só nos casos onde os familiares procuravam, muitas vezes perdendo a idade ideal para tratamento. Com esse trabalho, pode-se encaminhar para tratamento e reabilitação precoce gerando efetivamente promoção da saúde postural na escola. A crescente demanda por avaliações médicas e fisioterapêuticas na UBS apontaram para a necessidade dessa população ser avaliada antes da instalação e estruturação de alterações físicas geradas pela má postura, minimizando os impactos que essas limitações poderão trazer à vida adulta desses indivíduos. Efetivar de forma intersetorial as políticas de saúde trazem soma de saberes e de percepções. Esse programa possibilitou integrar setores, alunos e famílias, propiciando à comunidade o entendimento de como o SUS efetivamente pode promover saúde.

Principal

Magda Cristina Donadeli Gemelli

Coautores

Magda Cristina Donadeli Gemelli

A prática foi aplicada em

Arroio Trinta

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Unidade Básica de Saúde (UBS)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Magda Cristina Donadeli Gemelli

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

25 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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TAGS

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