- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A finalidade deste trabalho é relatar a experiência do município de Itabirito na realização do curso de capacitação dos agentes comunitários de saúde para a promoção do uso correto de medicamentos. O objetivo dessa capacitação é munir ACS de conhecimentos que auxiliará a toda a equipe para o manejo e controle da população adscrita que fazem uso continuo de medicamentos. A proposta é desenvolver habilidades e competências neste grupo que os permita uma atuação segura e assertiva. Dentre competências destacamos: Competências específicas: Conhecer conceitos básicos sobre medicamentos.
O uso irracional e incorreto de medicamentos figura como um dos maiores problemas dos serviços de saúde. A automedicação, as prescrições inadequadas, a dificuldade de acesso, a baixa adesão aos tratamentos e a falta de informações da população, são obstáculos difíceis de serem enfrentados pelos gêmeos, profissionais de saúde e comunidade. Quanto mais conhecimento se tem da comunidade, mais se pode responder a suas demandas, organizar as atividades, desenvolver ações e planejar trabalhos. Existem grupos de pessoas que apresentam maiores dificuldades na utilização de medicamentos, como hipertensos, diabéticos, hansenianos, tuberculosos, idosos, analfabetos e crianças. É fundamental que sua equipe conheça detalhadamente esses grupos de pacientes. A capacitação dos ACS para tarefas básicas da Assistência Farmacêutica contribui para o desenvolvimento de ações que visem à promoção do uso racional e correto dos medicamentos. Ressaltando a importância de orientar à população ao uso de medicamentos aliados a outras práticas: a dieta, reeducação alimentar, pratica de atividades físicas, caminhada, a socialização, participação de grupos como Mexa-se, Terceira Idade, participar de algum grupo religioso, psicólogo, para buscar apoio para mudança do modo de enxergar a situação que está lhe trazendo a inquietação etc.
Essa capacitação deve se tornar de caráter contínuo para todos os profissionais das equipes de saúde da família, sob a responsabilidade dos farmacêuticos de cada UBS. Conclusões: todos somos importantes na recuperação do paciente. Portanto, o sucesso do tratamento do paciente depende primeiramente do seu desejo em melhorar, e não concentrar a responsabilidade pela sua melhora exclusivamente no médico. O envolvimento de toda equipe na construção do plano de cuidados multidisciplinar e monitoramento pelo ACS durante as visitas, são extremamente importantes para conhecer a necessidade do paciente. Seja ela para aderir ao tratamento, seja pela dificuldade no entendimento das prescrições. Este trabalho leva-nos a conclusão de que o paciente bem orientado, uma escuta qualificada e informação correta são capazes de reduzir o uso indiscriminado de medicamentos, danos à saúde, desperdício e redução dos gasto financeiro com medicamentos.
Rua Rio Branco, 11 - Centro, Itabirito - MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO