- Atenção Primária à Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 13 nov 2024
O Programa de Educação para o Trabalho (PET) com vigência entre 2022 e 2023, envolveu em seu arcabouço ações vinculadas à gestão e assistência. O projeto aprovado para execução pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em serviços de saúde do município, foi organizado em cinco Grupos de Trabalho (GT), e contemplou atores de variadas categorias profissionais, mediante critérios de seleção estabelecidos em edital.
Dentre os serviços, inseriu-se o Programa Consultório na Rua (CnR) que existe no município desde o ano de 2011 e veicula ações de cuidado e saúde para a população em situação de rua. O serviço conta com 372 pessoas cadastradas no prontuário eletrônico (PEC-SUS) e Campina Grande dispõe de uma equipe multiprofissional que se enquadra na modalidade II, descrita na Portaria 122/2011 do Ministério da Saúde.
A partir da inserção da enfermeira e do psicólogo da equipe para atuação enquanto preceptores no PET Saúde, foram desenvolvidas ações de educação em saúde direcionadas para o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no cenário da rua e de instituições de acolhimento para pessoas em situação de rua. Destaca-se a participação ativa de todos os membros da equipe do CnR e dos discentes dos cursos de psicologia e enfermagem da UFCG, inseridos no PET-Saúde.
Discorrer sobre as ações de saúde desenvolvidas através da parceria entre o Programa de Educação para o Trabalho da UFCG e o Consultório na Rua do município de Campina Grande (PB).
A divisão em GTs contemplou diversas temáticas, sendo o GT 4: promoção e prevenção de doenças transmissíveis: sífilis, infecção pelo HIV, hepatites, tuberculose e hanseníase, responsável pelas ações desenvolvidas no serviço do CnR. Mediante efetivação de reuniões mensais entre tutores, preceptores e discentes, as ações de promoção da saúde foram articuladas, com vistas a proporcionar o acesso da população a informações, serviços e fortalecer o seu protagonismo no processo de cuidado.
As intervenções propostas foram implementadas de forma individual e/ou coletiva, sendo desenvolvidas no ambiente da rua e em organizações não governamentais (ONGs) voltadas para o acolhimento de pessoas em situação de rua. Enquanto recursos metodológicos para execução das ações, foram realizadas estratégias de acolhimento, rodas de conversa e dinâmicas com caráter participativo; também foram utilizados recursos materiais referentes a cartolina, folhas de ofício para confecção de fanzine, barbante para dinâmica de apresentação, testes rápidos a serem realizados durante os atendimentos e fichas de resultados. Além disso, os participantes desenvolveram atividades articuladas de orientação e direcionamento dos usuários que se deparavam com resultados de testes reagentes.
Oportunidade de ampliação da integração ensino-serviço no contexto do Consultório na Rua.
As ações de educação em saúde desenvolvidas pelas discentes em parceria com os preceptores, fortaleceram a aproximação da equipe multiprofissional do CnR e o processo de trabalho durante identificação e atendimento frente às ISTs. Ressalta-se que para a implementação das atividades, os diversos olhares foram contemplados e ajustes realizados sempre que necessário.
A confecção do fanzine se configurou em um importante constructo para a veiculação de informação acerca das ISTs, contemplando suas características, prevenção, sintomatologia e medidas de enfrentamento em uma linguagem clara e acessível. Este foi trabalhado pelas discentes junto com as pessoas em situação de rua acolhidas em uma ONG do município, facilitando o acesso dos usuários ao percurso informativo e possibilitando a construção de conhecimento compartilhado.
Destaca-se que a integração vivenciada entre discentes, profissionais e usuários resultou na ampliação de práticas, na visualização de um público e serviço que em muitos casos se encontra marginalizado, estreitou os laços entre equipe de saúde e academia, como também apontou novas possibilidades para o trabalho educativo que pode ser desenvolvido com as pessoas em situação de rua.
Diante da integração entre o ensino-serviço, através do PET Saúde gestão/assistência, foi possível realizar ações de promoção da saúde para a população que vive em situação de rua, visando prevenir as ISTs, promover a qualidade de vida e reduzir os impactos negativos que afetam pessoas que vivem em situação de grande vulnerabilidade social. Além de contribuir com a promoção e prevenção das ISTs diretamente com o público alvo selecionado, verificou-se o fortalecimento na formação dos futuros profissionais frente a um grande problema de saúde pública no Brasil.
Portanto, recomenda-se que projetos de educação para o trabalho e projetos de extensão, continuem sendo desenvolvidos no contexto do CnR, visto que este é um cenário de prática que propicia aos discentes novas perspectivas de intervenção e os aproxima da realidade vivenciada nas ruas. Além disso, as experiências de integração contribuem para o fortalecimento do processo de trabalho e impactam diretamente na qualidade do serviço prestado.
Av. Jorn. Assis Chateaubriand, 1376 - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
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