Maternidade consciente: conhecimento integral às gestantes do município de Queimadas (PB)

O município de Queimadas está situado na região semiárida do Estado da Paraíba, distante 134 quilômetros da capital, João Pessoa (PB). Faz parte da microrregião de Campina Grande (PB), inserida na mesorregião do Agreste Paraibano, uma das quatro em que está dividida a Paraíba, possuindo uma área territorial de 409 km².
Possui aproximadamente 47 mil habitantes (IBGE/2022), sendo a 12ª cidade da Paraíba em números de habitantes e a maior cidade do estado em número de moradores rurais. Dentre esta população, foi possível identificar 346 mulheres em período gestacional.
A partir disto, o projeto visou fornecer a capacitação às mulheres sobre intervenções, desmistificação de mitos e favorecimento da aprendizagem de temas importantes durante a gestação, parto e pós-parto, informando-as e auxiliando-as a passarem pelo seu período gestacional com mais tranquilidade. Para contemplar essa demanda, o projeto envolveu profissionais de odontologia, medicina, psicologia, nutrição, enfermagem e serviço social da saúde, além da parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Foram criados grupos com média de vinte a trinta gestantes de diferentes Unidades de Saúde, convidadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, e promovidos encontros quinzenais, sendo em cada um deles ofertado uma palestra e/ou oficina.
Os temas e conteúdos trabalhados no grupo foram definidos de acordo com as necessidades das gestantes, a partir das demandas identificadas pelas UBSFs: desenvolvimento da gestação, primeiros socorros, sexualidade, cuidados com o recém-nascido e vacinação infantil, além de capacitações em parceria com as especialidades (nutrição, odontologia e serviço social): alimentação balanceada, cuidados com a saúde bucal, importância do aleitamento materno e os direitos das gestantes.
Além disso, entendendo a importância do suporte emocional e da rede de apoio, o projeto ainda contempla temáticas sobre saúde mental, o papel do acompanhante e terapias integrativas que contribuem significativamente para o conforto e vínculo do bebê com a sua família.
Com o objetivo de abranger ainda mais este público, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, captando gestantes em situação de vulnerabilidade social.
As capacitações foram adaptadas as necessidades específicas e culturais das mulheres assistidas e foram fornecidas informações atualizadas e baseadas em evidências científicas, garantindo que as gestantes estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar ao máximo sua experiência de gravidez e parto.

A partir da execução do projeto foi vista uma maior interação e favorecimento entre o conhecimento técnico e o popular através da didática utilizada, tornando mais próximos os profissionais das gestantes da comunidade, beneficiando assim as ações educativas de prevenção e promoção de saúde.
Foi possível perceber a importância da integralidade do cuidado, visto a participação de serviços de diversas áreas com o mesmo objetivo: garantir o cuidado a mulher em sua totalidade.

A capacitação para gestantes desempenha um papel fundamental na promoção da saúde materna e fetal, diminuição do medo e ansiedade, tomada de decisões informadas e preparação para a maternidade. Ao receberem informações e apoio necessários, as gestantes estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios da gravidez e do parto, cuidando de si mesmas e de seus bebês durante essa fase importante da vida.
A iniciativa, que envolveu diversas áreas, promoveu orientações de cuidados às gestantes do município, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida tanto para a mãe, quanto para a criança.

Principal

Emanuely de Farias Albuquerque

emanuelyalbpmq@gmail.com

Coordenadora E-multi

Coautores

Emanuely de Farias Albuquerque, Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Andressa Carolina Sousa de Araújo Góes, Gilverlânia da Silva Aragão Queiroz

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Sebastião Lucena, Queimadas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emanuely de Farias Albuquerque

Conta vinculada

15 abr 2024

CADASTRO

25 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas