O projeto Samuzinho acontece na base descentralizada de Riachão das Neves, extremo oeste baiano, sendo uma iniciativa conjunta promovida pela coordenação de base local, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação. Contempla escolares de 8 a 12 anos e tem duração de 8 meses, estando em seu terceiro ano consecutivo de atividades. Os alunos participam de demonstrações educativas sob orientação da coordenadora da base e da técnica de enfermagem socorrista. Este projeto tem feito a diferença no quesito educação em saúde, fazendo com que as crianças aprendam brincando. Dessa forma, consegue-se estimular essas crianças a terem melhor desempenho escolar, um dos principais critérios para fazer parte do Samuzinho, contribuindo assim com a educação, a socialização e o ideal de cuidado com o próximo.

Promover educação em saúde para crianças de 8 a 12 anos. Contribuir para o fortalecimento dos conceitos de valorização da vida, cidadania e solidariedade. Divulgar a conduta correta em situações de urgência e emergência através do serviço 192. As crianças aprendem semanalmente, em um período de oito meses e paralelamente ao ano letivo, noções básicas de primeiros socorros e de como agir até a chegada do S. São utilizados nas aulas recursos audiovisuais e equipamentos, ambulância do SAMU e bonecos de simulação realística. Em eventos municipais, os alunos realizam atividades de orientação à comunidade, panfletagem e desfiles cívicos, devidamente trajados com uniformes como os profissionais do SAMU. A composição das turmas é feita por indicação da secretaria municipal de saúde (50%) e por escolares da rede pública de ensino com bom desempenho escolar, indicados pela secretaria municipal de educação (50%), na faixa etária de 8 a 12 anos.

O projeto Samuzinho, em seu terceiro ano de funcionamento, totalizou a formação de 30 crianças capacitadas a identificar situações de urgência e emergência, prestar primeiros socorros básicos e acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência quando necessário. Prevê-se para o ano de 2019 a formação de mais duas turmas compostas por 10 alunos cada, dando continuidade ao projeto. Diante dos relatos de familiares e alunos, percebe-se que o projeto contribui na integração entre SAMU e comunidade, além de conscientizar crianças, pais e população em geral sobre a conduta correta em situações de urgência e emergência, a importância da vida e o regaste da cidadania, motivando as crianças a terem bom rendimento na escola. Dessa forma, o SAMU 192 tem contribuído na formação social e pedagógica de cidadãos mais atuantes, conscientes de seu dever enquanto membros da sociedade.

Principal

Kallynka Fonseca Soledade

kallynkinha@hotmail.com

Coautores

Franciane Moura Teixeira Crisóstomo Borges, Maria Juliana Dos Santos Nascimento, Kallynka Fonseca Soledade

A prática foi aplicada em

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Riachão das Neves

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Rodrigues Alves, 2 - Centro, Riachão das Neves - BA, 47970-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Franciane Moura Teixeira Crisostomo Borges

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

04 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas