- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
O projeto Samuzinho acontece na base descentralizada de Riachão das Neves, extremo oeste baiano, sendo uma iniciativa conjunta promovida pela coordenação de base local, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação. Contempla escolares de 8 a 12 anos e tem duração de 8 meses, estando em seu terceiro ano consecutivo de atividades. Os alunos participam de demonstrações educativas sob orientação da coordenadora da base e da técnica de enfermagem socorrista. Este projeto tem feito a diferença no quesito educação em saúde, fazendo com que as crianças aprendam brincando. Dessa forma, consegue-se estimular essas crianças a terem melhor desempenho escolar, um dos principais critérios para fazer parte do Samuzinho, contribuindo assim com a educação, a socialização e o ideal de cuidado com o próximo.
Promover educação em saúde para crianças de 8 a 12 anos. Contribuir para o fortalecimento dos conceitos de valorização da vida, cidadania e solidariedade. Divulgar a conduta correta em situações de urgência e emergência através do serviço 192. As crianças aprendem semanalmente, em um período de oito meses e paralelamente ao ano letivo, noções básicas de primeiros socorros e de como agir até a chegada do S. São utilizados nas aulas recursos audiovisuais e equipamentos, ambulância do SAMU e bonecos de simulação realística. Em eventos municipais, os alunos realizam atividades de orientação à comunidade, panfletagem e desfiles cívicos, devidamente trajados com uniformes como os profissionais do SAMU. A composição das turmas é feita por indicação da secretaria municipal de saúde (50%) e por escolares da rede pública de ensino com bom desempenho escolar, indicados pela secretaria municipal de educação (50%), na faixa etária de 8 a 12 anos.
O projeto Samuzinho, em seu terceiro ano de funcionamento, totalizou a formação de 30 crianças capacitadas a identificar situações de urgência e emergência, prestar primeiros socorros básicos e acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência quando necessário. Prevê-se para o ano de 2019 a formação de mais duas turmas compostas por 10 alunos cada, dando continuidade ao projeto. Diante dos relatos de familiares e alunos, percebe-se que o projeto contribui na integração entre SAMU e comunidade, além de conscientizar crianças, pais e população em geral sobre a conduta correta em situações de urgência e emergência, a importância da vida e o regaste da cidadania, motivando as crianças a terem bom rendimento na escola. Dessa forma, o SAMU 192 tem contribuído na formação social e pedagógica de cidadãos mais atuantes, conscientes de seu dever enquanto membros da sociedade.
R. Rodrigues Alves, 2 - Centro, Riachão das Neves - BA, 47970-000
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO