- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
Localizado no estado de Sergipe, o município de Malhador possui 12.042 habitantes (IBGE, 2010), tendo 6416 pessoas residindo na sua zona rural. Em novembro de 2015, foi entregue à população do povoado Palmeiras um polo intermediário da academia de saúde, financiado com recursos do Ministério da Saúde e do Fundo Municipal de Saúde. Vale ressaltar que o polo do povoado Palmeiras é o único na região Agreste do estado a ser implantado em uma zona rural, beneficiando assim famílias que tem pouco ou nenhum acesso a programas de atividade física. As atividades no polo são orientadas por uma profissional de educação física, que supervisiona e orienta as atividades praticadas, que é de livre acesso para todos, servindo assim também como uma porta de entrada aos serviços de saúde oferecidos pelo município. Além disso, é dada uma atenção especial aos grupos acompanhados pela equipe de Saúde da Família (ESF) responsável pelo povoado. Os agentes comunitários de saúde (ACS) realizam a busca ativa de idosos, hipertensos e diabéticos que têm interesse de participar das atividades desenvolvidas pelo programa. Esse público é o mais atingido com as consequências do agravo de doenças crônicas, sendo necessária orientação e acompanhamento, que é dada em conjunto pela educadora física e pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que também atuam com a população assistida pela academia de saúde.
O Programa academia de saúde foi lançado pelo Governo Federal em 2011, a partir de experiências exitosas desenvolvidas em alguns municípios brasileiros, a exemplo de Aracaju, Recife e Belo Horizonte. Foi regulamentado a partir da Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, com o objetivo de consolidar essa importante política de promoção de atividades físicas e práticas corporais, prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis nas linhas de cuidado da atenção básica.
A experiência exitosa proporcionada no povoado Palmeiras também será usada de referência para levar as práticas corporais supervisionadas para outras localidades da zona rural do município de Malhador, levando o acesso à promoção da saúde a uma parcela da população antigamente pouco assistida por essa nova perspectiva de acesso aos serviços de saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO