O modelo de ensino não formal permitiu a troca de conhecimentos e saberes em visita guiada ao ‘laboratório natural a céu aberto com as plantas das trilhas do Horto e do Terrapia, posteriormente no Horto-Escola do Palácio Fórum Itaboraí na Fiocruz Petrópolis, espaços comumente destinados para atividades integradas ao meio ambiente na Fiocruz, com a participação do especialistas em Ayurveda, de especialistas em plantas medicinais da Fiocruz, complementando a formação dos terapeutas de yoga, medicina tradicional chinesa, ayurveda e fitoterapia da Fiocruz e alunos em formação de Ayurveda, no propósito comum do reconhecimento das plantas, novos aprendizados e caminhos medicinais fundamentados na culturas indiana no conhecimento milenar da medicina Ayurveda e plantas medicinais brasileiras de uso na cultura popular. O objetivo é promover a autonomia e a troca de saberes sobre Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), como Ayurveda e plantas medicinais, com foco na promoção da saúde. Busca-se integrar a cultura milenar indiana e o conhecimento popular brasileiro e contribuir para uma formação reflexiva e ampliada de terapeutas em formação no Brasil, visando favorecer cuidados por meio do acesso mais simplificado nesta perspectiva social e de ampliação dos saberes interculturais Brasil e Índia. A ação se justifica pela amplitude de conhecimentos que podemos aprender e refletir para melhorar a capacidade do uso das plantas que são muitas vezes o primeiro acesso para populações em desigualdade social. A experiência se desenvolveu em duas edições primeiramente com a visita do Dr. Sukumar Sardeshmukh que realizou a visita e trocas de experiências com Horto Fiocruz e Terrapia e em segunda oportunidade com a visita do Dr. Sandeep Shirvalkar especialista em plantas medicinais brasileiras que realizou a palestra e a troca de saberes pela Ayurveda.

A proposta possibilita a troca de saberes com foco das plantas medicinais da flora brasileira somada ao conhecimento milenar consolidado da racionalidade médica da Ayurveda, por meio da cooperação internacional e do conhecimento científico das plantas medicinais brasileiras, e colaboração de especialistas de ambos os campos.

Foram realizadas duas edições com troca de saberes entre Ayurveda e plantas medicinais brasileiras. A primeira no Horto e Terrapia, e a segunda no Fórum Itaboraí – Fiocruz Petrópolis, neste foram realizadas oficinas de preparação de produtos para a saúde. Pela Ayurveda a Oficina de preparação do óleo medicado de gengibre da Ayurveda e pela cultura popular de uso de plantas medicinais a oficina de preparação de tintura de mulungu. A descoberta possibilitou uma capilaridade das colaborações internas em plantas medicinais entre Horto Fiocruz, Horto-Escola Fiocruz Petrópolis, Rede Fito e amplia as relações com a Ayurveda facilitados pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya que fortalece e financia a vinda, e assim, a cooperação direta com os Médicos de Ayurveda que visitam o Brasil e nos brindam com as trocas de saberes, e fortalecem a formação de terapeutas da Fiocruz e do parceiro. Atualmente temos a produção de um vídeo apresentando a experiência e outros produtos em produção textual (artigo de relato de experiência, resumo para congresso, fascículo educacional e/ou cartilha das oficinas de preparação, vídeo completo da experiência)

Mudanças de alimentação, uso de ervas medicinais de cultura popular para fortalecimento da saúde, práticas de yoga e meditação, oleação com produtos naturais do corpo, uso de alimentação orgânica, introdução de açafrão, babosa e outras plantas com fundamentação ayurvédica. Buscar no SUS esta oferta, atualmente ampliada na clínica da família Rocinha.

Principal

Cristine Maria de Lima Andrade

cristine.andrade@ioc.fiocruz.br

Pesquisador Adjunto

Coautores

Cristine Maria de Lima Andrade; Juliana Nogueira Chagas; Sandeep P. Shirvalkar; Sukumar S. Sardeshmukh; Tania Cremonini Araújo-Jorge

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro, Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Fundação Oswaldo Cruz - Avenida Brasil - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cristine Maria de Lima Andrade

Conta vinculada

22 nov 2024

CADASTRO

22 nov 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas