O modelo de ensino não formal permitiu a troca de conhecimentos e saberes em visita guiada ao ‘laboratório natural a céu aberto com as plantas das trilhas do Horto e do Terrapia, posteriormente no Horto-Escola do Palácio Fórum Itaboraí na Fiocruz Petrópolis, espaços comumente destinados para atividades integradas ao meio ambiente na Fiocruz, com a participação do especialistas em Ayurveda, de especialistas em plantas medicinais da Fiocruz, complementando a formação dos terapeutas de yoga, medicina tradicional chinesa, ayurveda e fitoterapia da Fiocruz e alunos em formação de Ayurveda, no propósito comum do reconhecimento das plantas, novos aprendizados e caminhos medicinais fundamentados na culturas indiana no conhecimento milenar da medicina Ayurveda e plantas medicinais brasileiras de uso na cultura popular. O objetivo é promover a autonomia e a troca de saberes sobre Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), como Ayurveda e plantas medicinais, com foco na promoção da saúde. Busca-se integrar a cultura milenar indiana e o conhecimento popular brasileiro e contribuir para uma formação reflexiva e ampliada de terapeutas em formação no Brasil, visando favorecer cuidados por meio do acesso mais simplificado nesta perspectiva social e de ampliação dos saberes interculturais Brasil e Índia. A ação se justifica pela amplitude de conhecimentos que podemos aprender e refletir para melhorar a capacidade do uso das plantas que são muitas vezes o primeiro acesso para populações em desigualdade social. A experiência se desenvolveu em duas edições primeiramente com a visita do Dr. Sukumar Sardeshmukh que realizou a visita e trocas de experiências com Horto Fiocruz e Terrapia e em segunda oportunidade com a visita do Dr. Sandeep Shirvalkar especialista em plantas medicinais brasileiras que realizou a palestra e a troca de saberes pela Ayurveda.
A proposta possibilita a troca de saberes com foco das plantas medicinais da flora brasileira somada ao conhecimento milenar consolidado da racionalidade médica da Ayurveda, por meio da cooperação internacional e do conhecimento científico das plantas medicinais brasileiras, e colaboração de especialistas de ambos os campos.
Foram realizadas duas edições com troca de saberes entre Ayurveda e plantas medicinais brasileiras. A primeira no Horto e Terrapia, e a segunda no Fórum Itaboraí – Fiocruz Petrópolis, neste foram realizadas oficinas de preparação de produtos para a saúde. Pela Ayurveda a Oficina de preparação do óleo medicado de gengibre da Ayurveda e pela cultura popular de uso de plantas medicinais a oficina de preparação de tintura de mulungu. A descoberta possibilitou uma capilaridade das colaborações internas em plantas medicinais entre Horto Fiocruz, Horto-Escola Fiocruz Petrópolis, Rede Fito e amplia as relações com a Ayurveda facilitados pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya que fortalece e financia a vinda, e assim, a cooperação direta com os Médicos de Ayurveda que visitam o Brasil e nos brindam com as trocas de saberes, e fortalecem a formação de terapeutas da Fiocruz e do parceiro. Atualmente temos a produção de um vídeo apresentando a experiência e outros produtos em produção textual (artigo de relato de experiência, resumo para congresso, fascículo educacional e/ou cartilha das oficinas de preparação, vídeo completo da experiência)
Mudanças de alimentação, uso de ervas medicinais de cultura popular para fortalecimento da saúde, práticas de yoga e meditação, oleação com produtos naturais do corpo, uso de alimentação orgânica, introdução de açafrão, babosa e outras plantas com fundamentação ayurvédica. Buscar no SUS esta oferta, atualmente ampliada na clínica da família Rocinha.
Fundação Oswaldo Cruz - Avenida Brasil - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO