Relatar a experiência exitosa no Município de Luislândia/MG para o alcance de metas de imunização pelo programa nacional de imunização (PNI) destinada a crianças de até 2 anos. Apresentar mecanismos e estratégias utilizadas no Município para atingir as metas. Metodologia :O Município de Luislândia/MG está localizado no norte do estado de Minas Gerais e conta com uma população estimada em 6.735 habitantes (IBGE, 2021). Atualmente dispõe de 03 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e 03 salas de vacina atendendo 100% da população adstrita. Todas as unidades de saúde são informatizadas inclusive as salas de vacina. No dia 19 de abril de 2023 o Município de Luislândia foi certificado pelo selo Bora Vacinar do Governo do Estado de Minas Gerais por ter alcançando em 2022 metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) destinadas ás crianças de até 2 anos. As ESF utilização de diversas estratégias para fortalecer a imunização na APS e consequentemente alcançar esses indicares. Foi implantado Estratégias caderno espelho para todos os ACS para acompanhamento continuo de vacinação das crianças menores de 5 anos, onde os ACS poderiam registrar e acompanhar bem de perto esse publico, facilitando a busca ativa de todos os faltosos. Além disso, foi adotada a politica de vacinação de extra muro para levar a vacina aos domicílios daquelas pessoas que se encontram com vacinas em atraso no sistema de acompanhamento de imunização e identificadas pelo caderno espelho. Implantação do Plantão de Vacina realizado duas vezes na semana das 17 às 21 horas para ampliação do horário de vacinação para que facilitasse o maior acesso ao publico que possui mais dificuldade de procurar a unidade no horário administrativo.
O maior problema enfrentado é a conscientização da população em relação à imunização, fortalecer o vínculo e quebrar a veiculação de fake News a respeito da vacina.
Educações em saúde voltadas para importância da vacinação e quebra de fake news. Horários estratégicos para melhor acesso da população a sala de vacina. Sugerir implantação da matéria SUS na grade escolar ministrada por profissional da área que domina o tema, e consequentemente fortalecendo a importância das estratégias como, por exemplo, a imunização.
Com a construção e implantação dos mecanismos específicos para fortalecimento da imunização foi possível observar o aumento significativo das metas e da procura ao acesso das pessoas a sala de vacina, concretizado vínculo entre a população e a equipe de saúde. Além disso, foi evidenciado a organização do processo de trabalho, facilitando a realização do monitoramento das ações e consequentemente o alcance das metas.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO
Ops. Nada foi encontrado.