- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Trata-se de um projeto idealizado por um grupo de voluntárias do município de Unaí, o qual busca implantar ações de humanização no hospital municipal e Pronto Atendimento. Um hospital apresenta características próprias e complexas, o erro não é permitido e onde a dor e sofrimento se faz presente, tornando o ambiente frio e impessoal. Em 16/01/2018 foi criada a associação de voluntários que busca ser a mão amiga que se estende para romper paradigmas e deixar o sofrimento mais ameno e tolerável. Entende-se que o planejamento das atividades voltadas para humanização podem aliviar a angústia e ansiedade causadas por internações prolongadas ou constantes. Entre as atividades e ações desenvolvidas pela associação, destaca-se: as atividades de acolhimento, arteterapia, contação de historias, musicoterapia, construção de espaço de convivência, distribuição de kits de higiene pessoal, construção de jardins internos, distribuição de lanches e registro fotográfico dos recém-nascidos.
Promover a mudanças de cultura no atendimento de saúde, aprimorando as relações entre profissionais de saúde e usuários, dos profissionais entre si e do hospital com a comunidade. São realizadas atividades culturais diárias com os pacientes e acompanhantes como musicoterapia, arteterapia, contação de histórias. Realizando acolhimento diário como orientação para acompanhantes e visitantes quanto as normas da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIH). Distribuição de lanches para que os que aguardam atendimento. Modificação da ambiência como construção de jardins internos, conserto de mobiliários, construção de área de convivência, construção de capela ecumênica. Eventos para pacientes, acompanhantes e colaboradores em datas comemorativas. Registro fotográfico dos recém-nascidos para celebrar a vida como forma de arrecadação, contamos com um bazar permanente, leilão virtual (ambos realizados com doações da sociedade) e parceria com cooperativas locais.
Pacientes e acompanhantes satisfeitos. Ambiência harmônica. Mudança de atitude e de comportamento organizacional. Visão positiva da sociedade em relação as atividades de humanização. Melhor interação entre colaboradores e pacientes. Quando se fala em serviços de saúde, a exigência é redobrada, pelo fato de lidar com vidas e não com objetos. A humanização proporciona ambiente de confiança e tranquilidade, sendo essa uma necessidade tanto para o setor público ou privado, uma abordagem que a população vem aprovando. É possível fazer uma boa gestão nos serviços de saúde pública, porém, para isso, todos devem estar empenhados para a mesma finalidade sociedade, gestores e colaboradores.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO