O interesse por pesquisar os efeitos terapêuticos da Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) deram-se a partir do acompanhamento de consultas médicas na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Brasília, cuja muitas das vezes a única melhora obtida advinha da participação dos pacientes em RT. Ouvíamos relatos de pessoas que pararam de tomar medicações psicotrópicas ou diminuíram sua necessidade, melhoraram os sintomas da depressão, começaram a aderir às orientações terapêuticas outrora negligenciadas ou se sentiam mais fortes para encarar seus problemas de ordem pessoal. Frequentamos as primeiras rodas e essas reuniões instigaram os autores o anseio de conhecer mais e investigar a efetividade do tratamento dos pacientes que têm participado dessas rodas de TCI. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semi estruturado, foram coletados os dados de pessoas que já frequentaram RT entre 2016 e 2018 nos grupos: academia da saúde do bairro vila brasília e zoológico
Somatizar é transformar uma dor emocional em uma dor física através da incapacidade de lidar com problemas emocionais. Isso pode se manifestar em sintomas físicos reais. São sintomas que doem, perturbam e interferem diretamente na vida e no desenvolvimento da pessoa. Por isso dizemos que quando a boca cala, o corpo fala. Quando a boca fala, o corpo sara. Uma vez descartadas as patologias orgânicas, os profissionais devem ajudar a entender o que o corpo está querendo dizer, porque todo pensamento é uma causa, e toda condição é um efeito. Este trabalho aborda o sofrimento humano e seus efeitos sobre a saúde e a importância da Roda de Terapia Comunitária como alternativa terapêutica valorizando o saber popular e a resiliência.Uma alternativa terapêutica de baixo custo e que mostramos nesta pesquisa ser altamente eficaz.
O resultado desse trabalho pressupõe que a TC tem efeitos positivos sobre a saúde, o estilo e modo de vida das pessoas, prova que a saúde não é apenas a ausência da doença, e deve ser analisada integralmente pelos profissionais da atenção básica. A RT mostrou-se eficaz na desmedicalização, no controle de doenças crônicas e no equilíbrio do bem estar psíquico individual dessas pessoas. A Aplicabilidade da Roda de Terapia Comunitária a mais unidades básicas de saúde e a mais municípios, vem como sugestão dos autores deste trabalho. Foram comprovados nestes resultados a eficácia terapêutica e a visão de saúde de forma integral pelos usuários e profissionais de saúde envolvidos. A RT representa uma importante ferramenta de apoio a saúde da população, de baixo custo e resultados surpreendentes. Portanto a formação de mais terapeutas comunitários será necessária para por em pratica as sugestões propostas alem da divulgação dos resultados analisados deste trabalho.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO