E-SUS no meio do mundo: qualificação na utilização do prontuário eletrônico do cidadão

O e-SUS APS é uma estratégia de reestruturar as informações da atenção primária em nível nacional. Entende-se que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população e também tem como objetivo definir um modelo integrado de registro das informações que possibilite uma única entrada de dados para os serviços da Atenção Primária. Ao permitir o registro digital e a gestão integrada de informações de saúde, o e-SUS facilita o acompanhamento preciso dos pacientes, a análise de dados epidemiológicos e a tomada de decisões fundamentadas pelos profissionais de saúde. A importância reside na sua capacidade de promover uma abordagem mais integrada e eficaz na prestação de cuidados de saúde. Com registros eletrônicos atualizados, os profissionais de saúde podem acompanhar o histórico médico dos pacientes, monitorar indicadores de saúde e realizar intervenções preventivas de forma mais eficiente. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, reduzindo inconsistências de registro e permitindo uma melhor coordenação entre os diferentes níveis de atenção à saúde. Em Macapá, o e-SUS vem operando e se atualizando com as demandas, atendendo a necessidade dos munícipes usuários da atenção primária. Contudo, há heterogeneidade neste território, com regiões ribeirinhas e comunidades quilombolas que contrastam com a região urbana de Macapá, trazendo desafios para acesso à rede elétrica e conectividade.

OBJETIVO GERAL: Possibilitar que todos os profissionais de saúde da atenção primária de Macapá possam ter habilidade para utilização do sistemas e-SUS APS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
⮚ Promover estratégias de ampliação do acesso do sistema e-SUS APS nas Unidades de Saúde do município de Macapá;
⮚ Realizar capacitações in loco;
⮚ Qualificar as informações inseridas no E-SUS APS;

Por meio das capacitações e orientações aos profissionais de saúde, obtivemos melhoras dos registros junto ao PEC. Houve aumento de 16% dos cadastros do cidadão. Os indicadores do Previne Brasil também espelham os resultados positivos dos treinamentos realizados. Em relação aos testes rápidos para ISTs, tivemos um aumento de 17% no Q3 (70%) em relação ao Q1 (53%). Sobre saúde bucal, tivemos um aumento de 20% no Q3 (44%) em relação ao Q1 (24%). No que se refere ao indicador 1 (6 consultas de pré-natal) tivemos um aumento de 6% no Q3 (23%) em relação ao Q1(17%). Foram capacitados 71 (80,6%) profissionais médicos, 88 (100%) enfermeiros e 264 (60%) técnicos de enfermagem da estratégia saúde da família (ESF).

A formação dos profissionais de atenção primária em relação ao uso do e-SUS é fundamental para garantir que possam aproveitar todas as funcionalidades da plataforma de maneira eficaz e para que o e-SUS atinja seu potencial máximo. Além disso, a capacitação dos profissionais de saúde também é importante para garantir a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes.

Principal

JACKSON VIEIRA ALVES

Coautores

JACKSON VIEIRA ALVES

A prática foi aplicada em

Macapá

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Henrique Galúcio, 1249

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

20 set 2024

CADASTRO

20 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas