- Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Yuryky Maynyson Ferreira de Medeiros
- 15 abr 2024
O e-SUS APS é uma estratégia de reestruturar as informações da atenção primária em nível nacional. Entende-se que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população e também tem como objetivo definir um modelo integrado de registro das informações que possibilite uma única entrada de dados para os serviços da Atenção Primária. Ao permitir o registro digital e a gestão integrada de informações de saúde, o e-SUS facilita o acompanhamento preciso dos pacientes, a análise de dados epidemiológicos e a tomada de decisões fundamentadas pelos profissionais de saúde. A importância reside na sua capacidade de promover uma abordagem mais integrada e eficaz na prestação de cuidados de saúde. Com registros eletrônicos atualizados, os profissionais de saúde podem acompanhar o histórico médico dos pacientes, monitorar indicadores de saúde e realizar intervenções preventivas de forma mais eficiente. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, reduzindo inconsistências de registro e permitindo uma melhor coordenação entre os diferentes níveis de atenção à saúde. Em Macapá, o e-SUS vem operando e se atualizando com as demandas, atendendo a necessidade dos munícipes usuários da atenção primária. Contudo, há heterogeneidade neste território, com regiões ribeirinhas e comunidades quilombolas que contrastam com a região urbana de Macapá, trazendo desafios para acesso à rede elétrica e conectividade.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar que todos os profissionais de saúde da atenção primária de Macapá possam ter habilidade para utilização do sistemas e-SUS APS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
⮚ Promover estratégias de ampliação do acesso do sistema e-SUS APS nas Unidades de Saúde do município de Macapá;
⮚ Realizar capacitações in loco;
⮚ Qualificar as informações inseridas no E-SUS APS;
Por meio das capacitações e orientações aos profissionais de saúde, obtivemos melhoras dos registros junto ao PEC. Houve aumento de 16% dos cadastros do cidadão. Os indicadores do Previne Brasil também espelham os resultados positivos dos treinamentos realizados. Em relação aos testes rápidos para ISTs, tivemos um aumento de 17% no Q3 (70%) em relação ao Q1 (53%). Sobre saúde bucal, tivemos um aumento de 20% no Q3 (44%) em relação ao Q1 (24%). No que se refere ao indicador 1 (6 consultas de pré-natal) tivemos um aumento de 6% no Q3 (23%) em relação ao Q1(17%). Foram capacitados 71 (80,6%) profissionais médicos, 88 (100%) enfermeiros e 264 (60%) técnicos de enfermagem da estratégia saúde da família (ESF).
A formação dos profissionais de atenção primária em relação ao uso do e-SUS é fundamental para garantir que possam aproveitar todas as funcionalidades da plataforma de maneira eficaz e para que o e-SUS atinja seu potencial máximo. Além disso, a capacitação dos profissionais de saúde também é importante para garantir a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes.
Av. Henrique Galúcio, 1249
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO