Doce vida: um elo entre a arte e as emoções

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família tem como principal objetivo apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, além de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica e aumentar sua resolutividade. Deve estar comprometido com a promoção de saúde incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e humanização de serviços. A Escola Municipal Professora Alice Ferreira do Carmo funciona como um centro dia e recebe pessoas com diferentes deficiências em diversas faixas etárias. Em matriciamento observou-se a necessidade de trabalhar relacionamento interpessoal dos colaboradores, necessidade essa levantada pela instituição, e ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao sistema de saúde garantindo os princípios do SUS e integrando uma rede de assistência.

Potencializar os aspectos cognitivos, restaurando e reforçando capacidades funcionais e autonomia dos alunos e otimizar o relacionamento interpessoal dos colaboradores promovendo saúde mental e satisfação no ambiente de trabalho através de oficinas e com os alunos são trabalhados 5 encontros com a terapeuta ocupacional. Em princípio, são levantadas as necessidades de cada integrante, em seguida realizadas oficinas de decopagem com o intuito de promover autonomia, resgate da memória, psicomotricidade e elevação da autoestima, por último há exposição das artes. Com os colaboradores e psicóloga são realizados dois encontros em forma de dinâmicas e roda de conversa relacionada à autoestima e relacionamento interpessoal. Inicialmente, é aplicado questionário avaliativo e levantamento de metas com o objetivo de melhorar pontos frágeis. Ao final, através de técnica grupal, é realizada avaliação dos resultados obtidos e a satisfação dos participantes.

O programa iniciou no mês 03 atendendo 12 alunos com diagnóstico de síndrome de down, retardo mental e deficiência auditiva e 7 colaboradores. A seleção foi realizada pela escola e, ao longo do ano, acontecerá o revezamento de turmas de forma que todos os alunos e funcionários sejam atendidos. Através de dinâmica e questionário avaliativo aplicados nos grupos terapêuticos, identificou que houve melhora de 100% no relacionamento interpessoal e aumento de 96% na autoestima dos colaboradores, observou maior satisfação no ambiente de trabalho, motivação e autoconfiança. Já com aos alunos, observou 85% de elevação da autoestima, 95% de melhora na autonomia e convívio social, houve ainda maior percepção da funcionalidade do artesanato confeccionado. A promoção da saúde de forma humanizada e interdisciplinar tem um papel importante na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. O programa tem contribuído para ampliação de potencialidades e da capacidade funcional, cognitiva, sensorial e da conquista da autonomia e participação social, então será estendido também aos familiares. Desse modo, a atuação do NASF de forma integrada à escola amplia e qualifica as estratégias para a atenção à saúde e às pessoas com deficiência.

Principal

Simone Borges De Lima

simoneblima7@gmail.com

Coautores

Paula Taynnara Alves Batista, Priscila Corcelli Barbosa, André Luiz Dias Mattos

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

André Luiz Dias Mattos

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

01 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas