- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Iniciativa pioneira da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra que tem por compromisso primordial o cuidar formou até o momento 515 pessoas no curso de Cuidadores Informais. Esse curso é coordenado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, compondo um trabalho articulado em rede entre os profissionais envolvidos.O Curso de Cuidadores Informais de Taboão da Serra foi elaborado por uma equipe multiprofissional de servidores municipais e está estruturado em sete módulos totalizando 28 horas:.I- Senescência/ Psicologia/Serviço Social, II- Enfermagem , III -Fisioterapia /Terapia Ocupacional, IV- Nutrição e Fonoaudiologia, V- Farmácia/Odontologia, VI- SAMU, VII- Cine Reflexão: Filme Intocáveis.
A finalidade do curso é capacitar cuidadores informais de pessoas com limitações nas atividades de vida diária, além de propiciar um espaço de encontro e esclarecimento de dúvidas. A metodologia utilizada foi a da problematização, baseada na pedagogia de Paulo Freire e a metodologia ativa do conhecimento. Aproximando a teoria da prática, respeitando a construção do saber.As estratégias educacionais aplicadas foram através de oficinas de sensibilização, cine reflexão, dinâmicas, e rodas de conversa sobre o do papel do cuidador.O número de participantes e de turmas foi se ampliando no decorrer dos anos. Atualmente, temos quatro turmas por ano, em média 45 participantes.
A presença de um cuidador dentro dos lares tem sido cada vez mais frequente e, consequentemente, tornou-se também uma necessidade de capacitá-los e sensibilizá-los para esse cuidado, minimizando riscos, ansiedades e favorecendo uma assistência efetiva. O aumento da população idosa propiciou a necessidade emergente de novos olhares que compreendam e auxiliem às principais necessidades desta população, no sentido de proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida e de cuidado, especialmente quando possuem alguma patologia ou complicações capazes de gerar incapacidade ou diminuição da capacidade para o autocuidado. O cuidado no domicílio proporciona além do precioso convívio familiar que estimula e estreita os laços afetivos, também promove o benefício da diminuição do tempo de internação hospitalar o que reduz muitas outras complicações.
A iniciativa pioneira da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra que tem por compromisso primordial o cuidar, formou até o momento 515 pessoas no curso de Cuidadores Informais, melhorando a qualidade de vida no ambiente familiar. Constatado que ampliamos o olhar e o cuidar, melhorando a qualidade de vida dentro dessa linha de atuação.
Praça Miguel Ortega - Parque Assuncao, Taboão da Serra - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO