As atividades são realizadas dentro de um período de 30 a 40 minutos, uma vez ao mês, durante o ano nas 8 unidades básicas de saúde de Iporá, levando em consideração o acordado com os responsáveis pelas unidades sobre o melhor dia e horário para a realização. Acreditamos que ações de promoção de saúde, nas quais a população é informada e esclarecida sobre determinadas doenças, podem levá-la a se preocupar em desenvolver um padrão comportamental favorável à sua saúde e lutar para que as condições sociais e econômicas sejam favoráveis à qualidade de vida e à saúde de todos, contribuindo, assim, para que tenhamos uma população mais saudável, com vida mais longa e prazerosa.

O presente projeto refere-se à abordagem de assuntos respectivos à promoção de saúde e qualidade de vida, mediante grupos de conversação junto aos usuários do SUS em suas equipes de saúde da família. A Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) seleciona no calendário nacional das datas comemorativas da saúde um tema a ser desenvolvido durante a rotina de atendimento das Estratégias Saúde da Família (ESFs) estimulando um momento de reflexão e discussão junto aos usuários do SUS, abordando temas que desencadeiem atitudes e posturas de maior qualidade de vida e protetoras da saúde.

As dificuldades encontradas estão relacionadas ao fato da população estar acostumada com a medicina curativa, poucos se interessam pela medicina preventiva, porém a cada dia esse panorama vem mudando através do esclarecimento, das campanhas de divulgação realizadas pelo SUS e pelo empenho dos trabalhadores da saúde em desenvolver ações de promoção. Para que uma sociedade conquiste saúde para todos os seus membros, faz-se necessária uma verdadeira ação intersetorial e as chamadas políticas públicas saudáveis, isso é, políticas comprometidas com a qualidade de vida e a saúde da população. Nós enquanto equipe do Nasf aprendemos a cada roda de conversa que só através desse tipo de ação conseguiremos atingir nosso objetivo principal; promover e apoiar ações de saúde junto à população, nas unidades básicas. Esse projeto não tem data de expiração (término), pois os temas relacionados à promoção de saúde são inúmeros, sendo assim, continuaremos com essas ações utilizando de recursos e procedimentos diferenciados, principalmente nas temáticas que tiverem despertado maior interesse da população.

Principal

Cícera Rejane Ferreira da Silva

nasfipora@gmail.com

Coautores

Cícera Rejane Ferreira da Silva

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família (ESF)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cícera Rejane Ferreira da Silva

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

27 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas