- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
A Rede Cegonha é uma estratégia que visa qualificar a assistência materno infantil e tem sido implantada no Brasil, gradativamente, desde 2011. Os critérios para sua implantação respeitam indicadores epidemiológicos, e os municípios podem aderir a esta estratégia através da Adesão Regional, Adesão Facilitada e Adesão Integrada (PMAQ). Para haver a Adesão Regional, os municípios devem fazer seus planos municipais e em seguida regionais, aprovarem em CIR e CIB, para poderem ser encaminhados para a Área Técnica do Ministério da Saúde e receber o recurso. A partir de 2011, os 16 municípios da Região Serrana do RJ nomearam seus Grupos de Trabalho (GT) para iniciarem a construção do seu Plano Regional. Esta Região conta com uma população de 936.284 pessoas, representando 5,69% da população total do Estado (IBGE, 2010). Os três municípios maiores são: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O início do trabalho de construção do plano se deu num cenário pós-catástrofe ambiental que assolou a Região em janeiro de 2011, causando perdas incalculáveis, como destruição de Unidades de Saúde, via de transportes, além de 916 vítimas fatais, e 30 mil desabrigados. Em meio a tantos desafios, iniciou-se mais um, contínuo e persistente, dos técnicos da Região. Atores envolvidos: técnicos e gestores da CIR Serrana, SES RJ e MS. Perspectivas futuras Realização do III Seminário Regional de Boas Práticas Obstétricas, I Seminário Institucional na Maternidade do HAC, capacitação de mais técnicos em pré-natal e saúde da criança.
Qualificar a assistência materno infantil com a implantação da Rede Cegonha na região Serrana do Rio de Janeiro, tendo como dificuldade a escassez de recurso financeiro.
Perseverança e mobilização dos técnicos e municípios envolvidos. O apoio da SES e a parceria com as instituições de ensino foram fundamentais para a construção e alcance das metas.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO