- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
Victor Hugo Matias de Brito
- 08 maio 2024
A caravana da vacinação surgiu em meio as vacinas de rotina que estavam ficando esquecidas nas unidades de saúde da familia e a população não estava buscando mais os serviços, inclusive mães relatavam que estavam atrasando o cartão de vacinação das suas crianças devido o medo de contrair o covid-19, pois estavam acontecendo às testagens nas USF e uma grande procura pela vacinação da covid 19, sentimos com isso a necessidade de criar uma estratégia no município de forma que as vacinas fossem até as pessoas para que não tivesse mais desculpas, principalmente na imunização das crianças, e idosos, devido ao medo, a distância e os tumultos nas unidades naquele período, então nós programamos a caravana da vacinação com a participação de todas as equipes de saúde da família na época, todas as vacinas de rotina e covid 19. Iniciamos com divulgação no carro de som e redes sociais, comunicando, convidando e alertando a população, orientando sobre a importância da imunização das vacinas, realizando as visitas em todos os bairros e também distritos do nosso município. Melhorando com isso a cobertura vacinal no municipio.
Após análise das baixas coberturas encontrada nas vacinas de rotinas do município e a atual situação da pandemia do covid 19, com grande número de usuários nas unidades de saúde em busca da vacinação do covid19 e realização das testagens, vários usuários com medo e riscos de contrair a doença, os fizeram se distanciar cada vez mais das unidades. Com isso mudamos a estratégia e fomos até as ruas e os domicílios levando a vacinação nas ruas da cidade com a Carvana da vacinação, e todas as equipes das unidades nas buscas da nossa população em especial nossas crianças e idosos.
Realização da Caravana da Vacinação a cada 4 meses, levando também para os distritos, como a descentralização da vacina para diversos pontos estratégicos da cidade uma vez a cada mês.
Após realizarmos 03 caravanas da Vacinação no nosso município, foi visível o resultado positivo que obtivemos, em 2021 finalizamos o ano com apenas 18,75%, e em 2022 conseguimos alcançar a meta da cobertura vacinal em mais de 87,5% das vacinas de rotina das crianças menores de 15 meses. Foi importante descentralizar os serviços e mostrar a população a importância da imunização. Por trás de todo o sucesso da nossa caravana a fragilidade é apenas o custo de toda logística.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO