Avaliação do frênulo lingual nos centros de educação infantil

Avaliar a anatomia do frênulo lingual em crianças de 6 meses a 3 anos de idade matriculadas em Centros de Educação Infantil (CEI). Relacionar a anatomia com as funções de mastigação/deglutição e fonoarticulação em frênulos considerados alterados.
Foram avaliadas 45 crianças das turmas de berçário e 244 crianças das turmas de maternal. Foram considerados como alterados os frênulos que apresentassem suas fixações no ápice da língua e na crista alveolar. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) compareceu ao local para avaliar as crianças com base no protocolo de Roberta Martinelli (2012). No distrito de Luziápolis, a amostra contou com dois CEIs. Foram avaliadas 101 crianças das turmas de berçário e 131 crianças das turmas de maternal. as crianças foram separadas em suas respectivas turmas e avaliadas pela fonoaudióloga da equipe. O material utilizado foi: luva e abaixador de língua de madeira.

O frênulo lingual é a membrana que conecta a língua ao assoalho da boca e está relacionado com a sua mobilidade e com as funções que ela desempenha, como a mastigação e a fonoarticulação. Caso a fixação se encontre alterada, é possível classificá-la em curto ou de fixação anteriorizada. Assim, a língua não poderá executar com eficácia as funções a ela atribuídas.

Na sede do município, aproximadamente 6% (180 das crianças avaliadas apresentaram alteração do frênulo lingual, resultado semelhante ao encontrado no distrito Luziápolis, que também teve aproximadamente 6%(14) da amostra total com resultado alterado. Esses casos receberam ainda avaliação clínica das funções estomatognáticas de mastigação/deglutição e fonoarticulação. Foram realizadas reuniões com os responsáveis das crianças avaliadas que apresentaram alteração anatômica e funcional para orientação sobre as dificuldades em mastigação e fonoarticulação que podem ser encontradas . Esses casos foram ainda encaminhados para o Centro Especializado em Odontologia – CEO do município de Campo Alegre para avaliação de um cirurgião-dentista pediátrico, sendo sugerida frenectomia.

Principal

Wivian Villena Araújo De Lima

wivi-lima@hotmail.com

Coautores

Wivian Villena Araújo de Lima

A prática foi aplicada em

Campo Alegre

Campo Alegre

Campo Alegre

Campo Alegre

Campo Alegre

Campo Alegre

Campo Alegre

Campo Alegre

Campo Alegre

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Pauline De Fátima Pereira Albuquerque

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

09 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas