Atendimento médico domiciliar reduz leitos de internações em hospitais

A atenção primária a saúde (APS) é um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser a norteadora do cuidado das pessoas e ser parte estruturante das redes de saúde. Um dos pilares da atenção a saúde das equipes de Saúde da Família são as visitas domiciliares (VD). Conforme descrição do Tratado de Medicina de Família e Comunidade, 2012, a mesma tem como prioridade o diagnóstico da realidade do indivíduo e as ações educativas, ainda, deve ser a base para planejamento das ações da equipe de saúde. Essa foi a ferramenta utilizada, a partir de julho de 2017, para acompanhamento de pessoas com problemas de saúde mental das unidades do município de Porto Firme. Existe uma alta prevalência de pessoas com essas demandas e havia um número importante de internações psiquiátricas e encaminhamentos de urgência por dificuldade de manejo do cuidado para esses pacientes e seus familiares.

Reduzir as internações psiquiátricas e encaminhamentos de urgência para serviços de saúde mental para pacientes acompanhados pelas equipes de Saúde da Família em Porto Firme, Minas Gerais. o município conta com 5 equipes de saúde da família (com 2000 pessoas cada equipe, aproximadamente). São realizadas VD para as pessoas com problemas de saúde mental semanalmente, sendo alternadas entre o médico da unidade e um acadêmico de Medicina que esteja realizando o internato rural na equipe. Desta forma as pessoas recebem uma VD quizenalmente ou em período menor quando a equipe julga necessário. Nas VD são discutidas com a família e a pessoa questões do cuidado de forma integral, principalmente estratégias de independência nas atividades de vida diária e manejo da administração de medicamentos.

Foram acompanhadas, no período de julho de 2017 a janeiro de 2019, 45 pessoas com problemas de saúde mental no município. Houve redução de 70% das internações psiquiátricas e de 85% dos encaminhamentos de urgência para serviços de saúde mental. De forma qualitativa, observou- se melhoria no vínculo das pessoas com as equipes de saúde. Entende-se que a APS como coordenadora do cuidado passa por uma equipe que trabalha de forma integrada e com comunicação eficaz entre seus membros e com os usuários. Dessa forma, a aproximação dos usuários por meio das VD maximizou o vínculo e reduziu as intervenções de urgência para essas pessoas.

Principal

João Rodrigo De Melo Oliveira

joaorodrigopf@gmail.com

Coautores

Letícia Maria Da Silva, Rosana Oliveira Pierre Fernandes

A prática foi aplicada em

Porto Firme

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

R. José Felipe de Barros, 500, Porto Firme - MG, 36576-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

João Rodrigo De Melo Oliveira

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas