As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à covid-19

No município de Niterói, atualmente, existem 38 (trinta e oito)Instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), que abrigam mais de 650(seiscentos e cinquenta) idosos, divididos entre filantrópica e a rede complementar. Estima-se que atualmente em Niterói comporte cerca de 114 mil idosos, sendo estes 22,2% da população total. As pessoas idosas residentes em ILPIs, em sua maioria, possuem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

A doença apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar no idoso, além dos sintomas clássicos, podem apresentar confusão mental, apatia, desorientação e ate falta de equilíbrio com mais facilidade.

Conclui-se a importância deste feito para a saúde do município, além de contemplar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), destaca-se então não somente a execução do teste, e sim a educação destes profissionais que lidam diariamente comesses idosos, destacando medidas sanitárias e higiênicas. A intersetorialidade entre unidades, coordenações e departamentos da rede SMS/FMS foi relevante para o cumprimento dos objetivos propostos. Do monitoramento, foi obtido a informação de 50 (cinquenta) óbitos de idosos residentes, sendo: 20% por Covid-19 confirmados, 21%por óbitos que possa estar associado à Covid-19. Pode-se concluir que mesmo tendo perdas, a experiência relatada contribuiu para que não houvesse mais perdas de vida, ficando muito evidente a necessidade de capacitação, em especial a categoria de enfermagem, responsáveis técnicos e está sendo providenciado esta capacitação com certificação e que a vigilância sanitária cobrará em inspeções futuras, que será importante não só para a Pandemia de covid-19, mas para todas as doenças infectocontagiosas. Destaca-se que o monitoramento dessas ILPIs ainda continua sendo realizado rotineiramente pela vigilância em saúde do município e a vigilância sanitária.

Principal

Gildete Ferreira

ghylferr@gmail.com

Coautores

Gildete Ferreira

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Niterói (RJ)

Avenida Ernani do Amaral Peixoto - Centro, Niterói - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gildete Ferreira

Conta vinculada

06 jun 2016

CADASTRO

29 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas