- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Constatamos que tais problemas afetaram diretamente as unidades básicas de saúde já que profissionais que compunham as equipes multidisciplinares foram exonerados. E outros foram remanejados das unidades de emergência/urgência para atuarem nas unidades básicas e programas de saúde sem nenhuma capacitação, aumentando o risco de eventos adversos relacionados a assistência à saúde. O remanejamento sem um planejamento estratégico, causou desmotivação, desconforto e alguns erros em procedimentos simples. Neste momento surgiram a motivação e o desejo de elaborar o projeto aplicativo, voltado para a divulgação e sensibilização sobre os protocolos de qualidade e segurança no cuidado ao paciente na rede de atenção básica do município de Belford Roxo. Em julho, no encontro realizado na Secretaria de Estado de Saúde (RJ) Centro, apresentamos a síntese do projeto aplicativo, com o tema a importância da implementação dos protocolos de qualidade e segurança no cuidado ao paciente no município de Belford Roxo, recebemos algumas críticas construtivas, pois a realidade financeira do município no momento não deve ser comparada com a de outros municípios e hospitais federais. As instituições de grande porte já realizam alguns dos protocolos de qualidade e segurança no cuidado ao paciente. O que não se aplica ao município de Belford Roxo. Informamos durante a apresentação que formamos o grupo com menor número de participantes, três enfermeiros atuando em unidades e funções diferentes, com dificuldades para nos reunir. Temos um macroproblema, o que não nos impossibilita de solucioná-lo, aumentando nossa motivação e o carinho que temos para assistir o paciente nas unidades de saúde no município de Belford Roxo. Foi uma apresentação simples e breve, com pouco conteúdo, porém apresentamos o suficiente, com informações relevantes, já que a gestão atual no munícipio, vem inovando com obras e reinaugurando unidades. Segundo Matus (1993) um problema é um obstáculo que numa situação concreta, situa-se entre a realidade atual e aspirações, de um ator que participa do jogo social, com carga particular de ideologias, valores e conhecimentos. Desse ponto de vista, problema é uma situação negativa ou inadequada que se quer resolver. Esse autor entende que macroproblemas sintetizam todos os problemas relevantes para um ator numa situação concreta. Ao término da apresentação, recebemos algumas propostas de ajuda, aconselhamentos e sugestões (todas bem aceitas), porém decidimos dar continuidade com o nosso olhar voltado para a nossa realidade. Alguns sugeriram que não tínhamos avançado na construção do projeto aplicativo. Mas evoluímos igualmente aos outros grupos.
No quarto encontro do curso Qualidade e Segurança no Cuidado com o Paciente, a partir das ferramentas do planejamento estratégico situacional (PES) no caderno do PA, iniciamos o levantamento dos problemas observados no município de Belford Roxo. Os problemas encontrados e descritos a seguir, desde a análise da gestão até a assistência a saúde da população, tinham grande relevância e nos causaram muito desconforto e inquietudes.
Observamos no estudo a constante busca do conhecimento, através da metodologia ativa, comunicação efetiva e o envolvimento com grupos diversos, na construção do conhecimento e troca de informações. Ficou evidente durante a elaboração do projeto a importância dos atores sociais, gestores na qualidade de dispor recursos para implementação da educação permanente e posteriormente do núcleo de qualidade. Verificamos no decorrer da construção deste projeto, que o tema sugere a necessidade de investimentos na educação permanente do município de Belford Roxo, pois contribuirá para capacitação dos profissionais e melhoria da assistência aos usuários da rede de saúde do munícipio.
Av. Benjamin Pinto Dias, 610 - Centro, Belford Roxo - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO