- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O município de Flor do Sertão localiza-se no oeste catarinense com uma população de 1588 habitantes conforme o ultimo censo. Viu-se com o passar dos anos um aumento gradativo do número de hipertensos (21,15%), diabéticos (3,84%) e obesos (22%), sendo a maior parte desses pacientes sedentários. Com isso, houve a necessidade de desenvolver um programa à população em geral para estimular a atividade física com finalidade de prevenção primária àqueles sem tais problemas e prevenção secundária aos já com doença estabelecida. O programa Academia da Saúde incentiva e disponibiliza a prática da atividade física, fortalecendo e qualificando as ações de promoção da saúde nas comunidades. O programa foi criado em 2011 visando principalmente a promoção de práticas corporais e atividades físicas, e redefinido em 2013, com seu objetivo ampliado para contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.
Os programas realizados na academia da saúde têm por objetivo principal estimular práticas corporais, aumentar o índice de atividade física da população, ampliar e valorizar os espaços públicos de lazer, promover a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. Antes de iniciar qualquer atividade na academia, todos passam por uma avaliação médica e nutricional, além de perfil lipídico, glicemia e eletrocardiograma. O funcionamento da Academia da Saúde ocorre da seguinte forma: alguns horários são reservados aos alunos que durante a aula de educação física podem realizar algumas atividades na academia. Outros são destinados aos programas da Unidade Básica de Saúde com o apoio dos profissionais Nasf e ESF, sendo eles: mexa-se, treinamento funcional kids, gestantes, pilates, grupo de coluna, diabéticos, medida certa, voltando a sorrir e atletas do futsal. A população em geral também tem a oportunidade de usufruir desse espaço. Todas as atividades são monitoradas por educadores físicos.
Todos os projetos em andamento na academia têm por finalidade a melhoria das condições de saúde da população flor-sertanense e dos índices epidemiológicos. Em 4 anos de funcionamento, a qualidade de vida da população está melhorando dia a dia conforme levantamento e cruzamento de informações do antes e do depois, demonstrando a efetividade das ações em um curto período de tempo, como a melhora das dores localizadas, o aumento do estímulo para as atividades diárias, sensação de bem-estar e a conscientização da importância da prática do exercício físico regular. Avançamos para a ampliação da compreensão do exercício físico como potente ferramenta de transformação biopsicossocial, reconhecendo que as práticas de atividades físicas favorecem a obtenção de benefícios à saúde individual, mas que também são capazes de fortalecer a equidade, a autonomia, o empoderamento e protagonismo do sujeito, além de contribuir para a integralidade e sustentabilidade do cuidado no sistema de saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO