A continuidade do cuidado dos usuários do Caps 1 Umbuzeiro (PB) em tempos de pandemia da covid-19

A experiência selecionada para ser compartilhada deu-se no Centro de Atenção Psicossocial do município de Umbuzeiro (PB). Diante do contexto pandêmico que iniciou-se em Março de 2020 viu-se a necessidade de implementar medidas de distanciamento social e sanitárias, orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desta forma viabilizou-se junto a Secretaria Municipal de Saúde do município, um aparelho telefônico para que fosse implantado o serviço de acompanhamento psicossocial remoto, com o intuito de preservar o vínculo terapêutico estabelecido com os usuários. A fim de manter o cuidado e fortalecer essa dinâmica de acolhimento, buscou-se uma maneira segura (diante das orientações sanitárias) para que os usuários mantivessem as orientações terapêuticas atualizadas, possibilitando o monitoramento da sua saúde mental e emocional.

Tendo em vista a necessidade apresentada no serviço de saúde mental diante do contexto pandêmico vivenciado pela população, observou-se a necessidade de implantar um serviço de atenção psicossocial de maneira remota. No entanto, foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde um aparelho telefônico com acesso a internet e aplicativos de comunicação, para ser utilizado no contato com os usuários e familiares mantendo o serviço de saúde mental ativo e respeitando as orientações sanitárias vigentes. Ao mesmo tempo, para o desempenho do acesso foi necessário realizar um trabalho educativo com a equipe do serviço, esclarecendo e estabelecendo critérios para utilização do mesmo de maneira profissional. A disseminação do contato ocorreu de forma gradativa de acordo com a necessidade do serviço e dos usuários, este suporte foi acontecendo de maneira exitosa e na medida que os mesmos utilizavam a ferramenta disponibilizada, tinham suas demandas atendidas fortalecendo o vínculo e proporcionando a continuidade do cuidado através de mensagens de texto, áudio e vídeo chamada via WhatsApp, ligação de voz , referência e contra referência via e-mail. A fim de avaliar a implantação do atendimento e acompanhamento remoto foi disponibilizado uma caixinha da sugestão na sede do Caps I e ao final de cada atendimento psicossocial era solicitado que o usuário expressasse o nível de satisfação em relação ao atendimento realizado.

A pandemia da covid-19 foi um momento propício para aprimorar as práticas tecnológicas e verificar na prática como essas ferramentas podem colaborar positivamente com a dinâmica do serviço público de saúde mental. Diante do relato mencionado faz-se necessário que os gestores municipais de saúde deem visibilidade ao uso de práticas tecnológicas em saúde mental mantendo a continuidade do cuidado.

Principal

Marcela Cecília Cabral de Albuquerque

marcelaccalbuquerque@gmail.com

Coautores

Marcela Cecília Cabral de Albuquerque

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Rui Barbosa, Umbuzeiro - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcela Cecília Cabral de Albuquerque

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

07 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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